Precisando de bolsa de estudo para faculdade? Veja opções

Bolsas de Estudo — Escrito por

Você sabe que pode diminuir o valor de um curso de graduação com uma bolsa de estudo? Saiba agora mesmo quais opções existem!

Todos os anos milhares de estudantes ingressam em universidades privadas por meio de bolsas de estudos disponibilizadas por programas do governo federal ou de outras instituições.

Uma bolsa de estudo para a faculdade abre caminho a quem não conseguiu entrar nas universidades públicas e não tem condições financeiras para arcar com as mensalidades das instituições de ensino superior privadas.

Essa é uma forma de promover o ingresso de todos ao ensino superior, promovendo a inclusão social e dando oportunidades de qualificação para o mercado de trabalho.

Neste post vamos mostrar a você as diversas opções em bolsa de estudo para faculdade e o que deve ser feito para concorrer a uma.

Bolsa de estudo para faculdade: opções oferecidas pelo governo

Conheça a seguir algumas alternativas que podem ajudar você a ingressar em cursos de graduação de universidades privadas.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) tem bolsas que cobrem metade ou 100% da mensalidade de um curso de graduação.

O programa contempla candidatos que tenham uma renda familiar de até um salário mínimo e meio ou até três salários mínimos (por cada pessoa da família), para conseguir bolsa integral e parcial, respectivamente.

Mas não basta somente isso. O candidato também precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e ter conseguido, pelo menos, 450 de média – e não ter tirado zero na redação. Mas atenção: só vale a nota do Enem anterior à solicitação da bolsa, e não a de outras edições.

Outros requisitos necessários para pleitear essa bolsa de estudo para faculdade são:

  • Ser brasileiro
  • Não ter curso superior
  • Ter cursado o ensino médio na rede pública

Há algumas condições especiais que também dão o direito à candidatura:

  • Quem estudou parte do ensino médio na rede pública e parte na rede privada, desde que tenha sido como bolsista.
  • Pessoas com deficiência física e professores da rede pública.

Para mais informações, você pode consultar o site do PROUNI.

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem dois programas que contemplam a oferta de bolsas a estudantes de graduação: o Iniciação Científica (IC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

De acordo com o CNPq, o IC tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre universitários, em sua participação em projetos de pesquisa. O PIBIC é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa.  

Informações adicionais podem ser obtidas no site do CNPq.

Fies

O Fies não é exatamente bolsa de estudos, trata-se do financiamento criado pelo governo federal para custeio da graduação em instituições privadas. O aluno começa a pagar o empréstimo após o término de sua graduação.

O financiamento passou por algumas mudanças, e agora é conhecido por Novo Fies. A mudança principal é com relação à taxa de juros, que está alocada em três categorias: Modalidade I (modalidade Fies) e Modalidade II e III (modalidade P-Fies). Na modalidade I não há cobrança de juros e na II e III os juros variam de acordo com a instituição financeira.

Para recorrer ao financiamentos estudantil, os alunos devem atender aos critérios do programa, de acordo com sua situação socioeconômica. A boa notícia é que a nota do Enem agora é um critério de seleção do Fies, o que pode tornar a concessão do empréstimo mais fácil.

Outras opções em bolsa de estudo para faculdade

Além das alternativas oferecidas pelo governo federal ou instituições ligadas a ele, há outros programas que concedem bolsas de estudos, descontos ou outros tipos de parcerias.

Neora

O Neora oferece descontos nas mensalidades dos cursos de graduação de universidades, faculdades e centros universitários de todo o país. Os descontos são variáveis, de acordo com a instituição e o curso, e podem ser aplicados em cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

Visite o site do Neora e informe-se mais sobre as opções em bolsas.

Onde você pode fazer sua graduação com bolsa de estudos

Conseguindo um financiamento ou uma bolsa de estudo para faculdade, você pode estudar em diversas instituições de ensino, como estas:

A UNICSUL, UNICID e UNIFRAN têm outras opções em crédito estudantil, convênios, parcerias e bolsas de estudos. Vamos destacar três delas:

  • Programa Escola da Família: há a possibilidade de o aluno conseguir bolsa integral em seu curso de graduação, concedida pelo governo de São Paulo. Para isso, precisa morar no estado e ter disponibilidade para atividades nos finais de semana, em escolas dos municípios conveniados.
  • Bolsa Maturidade: descontos e condições especiais para quem tem mais de 60 anos e quer fazer um curso superior.
  • Bolsa por mérito acadêmico: descontos parciais e até integral para quem participar do vestibular tradicional para cursos presenciais.

Você consegue mais informações sobre essas opções nos sites das universidades citadas.

Leia também:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Saiba como escolher a sua profissão

Como pode ver, há várias oportunidades de garantir que as mensalidades de seu curso caibam no seu bolso. Conte pra gente o que você achou e qual das opções vai escolher para a sua graduação.

Comente