A chance de fazer cinema nos EUA pode estar mais perto do que você imagina. A Capes, em parceria com a Comissão Fulbright, está selecionando bolsistas para a realização de mestrado nos Estados Unidos na área de produção cinematográfica. O curso busca formar roteiristas nos programas de Master of Fine Arts (MFA), cujo nível de formação acadêmica é mais elevado.

Para o candidato aprovado, o programa garante passagem de ida e volta, auxílio-moradia, seguro saúde, pagamento da anuidade e taxas acadêmicas da universidade americana e bolsa mensal. São elegíveis para essa oportunidade candidatos com curso superior completo até a data de encerramento das inscrições, com experiência comprovada na área de elaboração de produção cinematográfica, proficiência em língua inglesa e que residam no Brasil no momento da candidatura e durante a seleção.

Seleção exige argumento de filme

Os interessados devem preencher o formulário online, disponível no site www.fulbright.org.br. Além disso, também deve ser enviado um argumento de longa-metragem original, em inglês.

As inscrições vão até 15 de setembro. O candidato pode indicar três instituições americanas nas quais tem interesse de estudar. O resultado da seleção deve ser divulgado em outubro para que os bolsistas comecem os estudos nos EUA entre setembro e outubro de 2012.

São três vagas para candidatos de todo o Brasil. Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser enviadas para marcelo.fonseca@capes.gov.br ou glayna@fulbright.org.br.

Por: Zero Hora