Veja como conseguir uma bolsa de estudos com a nota do Enem

Enem — Escrito por

Não consegue pagar para fazer uma faculdade? Veja como conseguir uma bolsa de estudos com sua nota do Enem.

Desde 2009, quando o Exame Nacional do Ensino Médio passou por uma reformulação para se tornar a principal forma de acesso ao Ensino Superior no Brasil, fazer a inscrição e realizar o Enem é muito importante para quem quer entrar em uma faculdade.

Isso porque a nota do Enem é utilizada como forma de ingresso em diversas universidades públicas e privadas do Brasil.

Além disso, você também pode conseguir uma bolsa parcial ou integral por meio desta nota utilizando o ProUni.

 

Utilizando o Enem para conseguir uma bolsa de estudo pelo ProUni

Como o Enem é a prova principal no Brasil utilizada para concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, é muito importante que você realize sua inscrição e se atenha aos seguintes detalhes:

 

  • Realize sua inscrição no Enem

As inscrições para realizar a prova do Enem ocorrem uma vez a cada ano e normalmente entre os meses de abril e maio.

A taxa de inscrição custa em torno de R$ 100,00, mas você pode tentar solicitar isenção dessa taxa, desde que comprove algumas condições socioeconômicas.

 

  • Estude para alcançar a nota mínima exigida

Para que você possa concorrer a uma bolsa de estudos pelo Enem, exige-se que você tenha as seguintes notas: 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

Com pontuação acima disso, você poderá disputar bolsas no ProUni.

 

  • Inscreva-se no ProUni

O último passo desse processo é se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni). É por meio dele que você poderá escolher um curso e uma faculdade em um sistema desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) para concorrer pela bolsa com outros candidatos por meio da nota do Enem.

As inscrições para o ProUni ocorrem duas vezes a cada ano, normalmente nos meses de janeiro e junho.

 

  • Acompanhar a nota de corte parcial no sistema do ProUni

Durante o tempo em que a inscrição estiver aberta, você pode acompanhar a nota de corte parcial para saber suas reais chances de conseguir a bolsa.

A nota de corte parcial nada mais é que um cálculo do sistema realizado diariamente simulando quais estão sendo as notas mínimas para concorrer a cada uma das vagas para as quais você se candidatou. Assim, se por acaso você perceber que a sua nota está muito abaixo que a nota de corte divulgada, você pode mudar o curso ou a faculdade para tentar aumentar suas chances de conseguir a bolsa que você tanto quer.

 

Quais os pré-requisitos para se inscrever no ProUni?

Por se tratar de um programa do governo brasileiro, o objetivo é dar mais oportunidades a grupos com condições sociais e financeiras mais difíceis e, por isso, para se inscrever é preciso ter uma renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. Além desse pré-requisito, pode aumentar suas chances se você também se enquadra em pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Ter concluído todo o ensino médio em escola pública ou ter concluído todo o ensino médio em escola particular como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, integrante do quadro permanente de funcionários, concorrendo a uma bolsa para curso de Licenciatura. (Neste caso, não é exigido o critério de renda).

 

Tipos de bolsas oferecidas no ProUni

Participam do Programa Universidade para Todos várias faculdades particulares brasileiras. As bolsas disponíveis são: Bolsa Parcial (50% de desconto na mensalidade) ou Bolsa Integral (100% de desconto na mensalidade).

 

Bolsas de estudo com a própria faculdade

Além da possibilidade de se beneficiar de uma bolsa do ProUni, você também pode ter a chance de conseguir uma bolsa de estudo com a própria faculdade, caso não tenha sucesso com a primeira opção.

Muitas faculdades oferecem bolsas integrais ou parciais bem como descontos e até linhas de financiamento de modo a auxiliar os interessados a realizarem o sonho de cursar uma faculdade e projetar uma melhor qualidade de vida no futuro.

Por isso, caso você queira conhecer bolsas de estudo que são disponibilizadas por parte da universidade para seus alunos, você pode realizar uma pesquisa no site Quero Bolsa e verificar os descontos que estão sendo oferecidos.

 

Faculdades que oferecem bolsas do ProUni ou próprias

Como já foi dito, são diversas instituições que participam do programa de bolsas do Governo Federal, mas algumas ganham destaque pelo fato de serem bastante reconhecidas no país e contarem com várias vagas disponíveis no ProUni. Além disso, também apresentam a possibilidade de bolsa fornecida pela própria instituição de ensino. Destacamos as seguintes:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para ganhar bolsa

Quantos pontos no Enem para o ProUni?

Agora que você já sabe como pode tentar conseguir uma bolsa de estudos utilizando a nota que você tirou no Enem, conte aqui embaixo nos comentários quais são seus planos e próximos passos para tentar cursar a faculdade que você deseja!

Comente