Descubra se é possível conseguir bolsa de estudos com o Enem

Enem — Escrito por

Quer fazer faculdade, mas não tem como pagar por ela? Veja como conseguir uma bolsa de estudos com sua nota do Enem!

Desde 2009, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou por uma reformulação e se tornou a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, fazer a inscrição e realizar as provas é muito importante para quem deseja entrar em uma faculdade.

Isso porque a nota do Enem é utilizada como forma de ingresso em diversas universidades públicas e privadas do Brasil. Se você deseja uma bolsa de estudos para fazer sua faculdade, conheça as possibilidades.

O que é e como funciona uma bolsa de estudos?

Uma bolsa de estudos nada mais é que um auxílio financeiro fornecido a um estudante que queira frequentar e concluir um curso em instituição privada, ou seja, particular.

Ele não ocorre com o recebimento em dinheiro do valor da mensalidade, como algumas pessoas pensam. Na realidade, o aluno consegue um desconto direto na sua mensalidade, isto é, integral (100% da mensalidade não será paga pelo aluno) ou parcial (por exemplo, 25%, 50%, 75% da mensalidade não será paga pelo aluno).

Bolsa do ProUni com a nota Enem

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é conceder bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.

De maneira simplificada, podemos dizer que o governo “banca” a sua faculdade, desde que você atenda a determinados pré-requisitos de renda, os quais  devem comprovar que sua família não tem condições de pagar as mensalidades de um curso universitário.

Informações sobre o ProUni:

  • Seleção feita por meio da nota do Enem
  • Abertura de inscrições duas vezes ao ano, no 1º e 2º semestres
  • Inscrições gratuitas
  • Bolsa parcial (50% de desconto na mensalidade) ou integral (100%).

Faculdades que contam com bolsas de estudos

Agora que você já sabe mais sobre o ProUni (um programa do governo), talvez esteja pensando que dificilmente conseguiria ter esse benefício pelo fato das vagas serem muito concorridas.

Nesse caso, preste atenção: há faculdades que, além de contarem com os processos do Prouni e do Fies, oferecem outras oportunidades para que você consiga estudar, mesmo que não tenha a grana suficiente.

Isso porque elas oferecem programas financeiros de apoio ao aluno, como bolsas de estudos próprias, descontos, convênios, parcelamentos e financiamentos da instituição.

O grande diferencial entre uma bolsa do ProUni e as bolsas de  descontos oferecidos pela própria instituição são as facilidades que a faculdade pode lhe oferecer. Entre as vantagens, destacam-se:

  • Menos burocracia: As exigências são menores para que você consiga a bolsa (menos documentos e especificidades exigidos)
  • Maior rapidez: Não levará meses para que você tenha o resultado e comece a ter sua mensalidade paga com o valor da bolsa de estudos.

Listamos algumas dessas instituições para que você tenha uma referência e possa buscar mais informações:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para ganhar bolsa

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para graduação

Agora que você já sabe como conseguir uma bolsa de estudos utilizando a nota alcançada pelo exame do Enem, conte aqui embaixo nos comentários quais são seus planos e próximos passos para cursar a faculdade que deseja!

Comente