Conseguir bolsas de estudo para graduação é algo cada vez mais comum e possível, basta ter interesse e perseverança!

O que seria de muitos alunos se não fossem as bolsas de estudo oferecidas pelas instituições públicas e privadas?

Hoje o sonho de cursar o ensino superior pode ser concretizado por mais pessoas. Ter um desconto ou benefício faz muita diferença na hora de escolher onde estudar e qual curso de graduação fazer.

Existem alguns requisitos e bastante concorrência, principalmente quando se trata de um subsídio concedido pelo Ministério da Educação, porém, as faculdades particulares oferecem cada vez mais vantagens e bolsas que chegam a 100% de desconto.

Não são poucas: centenas de faculdades espalhadas por todo o país oferecem incentivos para quem quer fazer uma graduação e, se você pesquisar, irá encontrar o local perfeito para começar os seus estudos.

Conheça algumas delas e leia atentamente às exigências para conseguir bolsas de estudo para graduação por diversos meios, como Sisu, ProUni e ingresso direto.

Como conseguir bolsas de estudo para graduação pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é um programa do governo federal que não trabalha com bolsas, porém, por se tratar de vagas em universidades públicas, não é cobrado valor de mensalidade, ou seja, os cursos são gratuitos.

Seu processo seletivo é bastante concorrido e acontece duas vezes ao ano, semestralmente.

Para conseguir uma vaga, você precisa ter feito a última prova do Enem, do ano imediatamente anterior à inscrição, e apresentar uma pontuação acima de 450 pontos, além de não ter zerado na redação.

As exigências costumam ser maiores, o que faz com que a concorrência seja muito acirrada, dessa forma, sempre acompanhe as notas de corte dos cursos que queira prestar e durante o processo seletivo, acompanhe a sua classificação pelos boletins diários. 

Você pode mudar a sua opção de curso a qualquer momento, até o final do processo. A candidatura e o acompanhamento acontecem online, ficando a cargo do candidato verificar os resultados e fazer a matrícula, caso seja aprovado.

Como conseguir bolsas de estudo para graduação pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos também é uma seleção promovida pelo governo federal, com a diferença de que as vagas são oferecidas apenas em universidades particulares.

Seu objetivo é aumentar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, que não teriam como pagar as mensalidades sem esse subsídio.

O ProUni trabalha com o sistema de bolsas, que podem ser parciais ou integrais e, para conseguí-las, os candidatos precisam preencher alguns requisitos:

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública.
  • Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola pública e escola particular como bolsista integral ou totalmente em escola particular como bolsista integral.
  • Ter obtido nota igual ou maior que 450 na última edição do Enem e redação acima de zero.
  • Comprovar renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo, somando-se todos os membros, para concorrer à bolsa de 100%.
  • Comprovar renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa, somando-se todos os membros, para concorrer à bolsa de 50%.

As vagas do ProUni são disputadas e, normalmente, as faculdades que já participam do programa todos os anos continuam na lista, porém, para ter certeza de quais vagas estão disponíveis em quais instituições, é preciso esperar o período de inscrições e conferir no site oficial. 

São duas oportunidades abertas por ano e, caso as vagas não sejam preenchidas, há uma lista de espera e nova seleção para as vagas remanescentes, inclusive para cursos EAD.

Quando há vagas remanescentes, o processo concede algumas vantagens para os candidatos. A nota do Enem não precisa ser da última edição, sendo válidas as notas desde 2010, assim, o próprio sistema seleciona qual foi a maior delas e concede a bolsa, caso a pontuação seja suficiente.

Onde conseguir bolsas de estudo para graduação com ingresso direto?

Se os programas do governo são bastante concorridos, não desanime, pois você pode conseguir uma bolsa direto nas instituições de ensino particulares.

Com nota do Enem igual ou superior a 300 pontos e redação com pontuação maior que zero, você pode entrar direto. Muitas faculdades oferecem vagas, sejam presenciais ou a distância.

Quer saber da melhor? Dependendo do seu desempenho na seleção interna, você pode conseguir bolsas de estudo para graduação com até 100% de desconto, ou seja, não vai pagar nada!

E, mesmo que não tenha uma nota tão alta, existem outras bolsas e descontos para novos alunos todos os anos. Bolsas para primeira graduação, segunda graduação, alunos de escola pública, entre outras.

Confira algumas sugestões que selecionamos de ótimas faculdades privadas que oferecem bolsas pelo ProUni, FIES e ingresso direto:

Tem alguma delas aí perto de você? É bastante provável que sim. Basta pesquisar para encontrar!

Precisamos reforçar que essas instituições são certificadas pelo MEC, assim, seu diploma terá validade em todo o território nacional.

Agora não tem mais desculpa para não começar a sua graduação: excelentes cursos, faculdades reconhecidas no Brasil e bolsas de estudo que tornam as mensalidades acessíveis são realidade.

Veja também:

Saiba tudo sobre as bolsas de estudo da Unopar

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Já está traçando sua estratégia para conseguir uma bolsa de estudo de graduação ainda esse ano? Conte-nos qual é o curso que pretende fazer!