Conheça as melhores bolsas de estudo para 2020
Quer fazer graduação e não pode pagar a mensalidade? Uma alternativa é a bolsa de estudo, que pode ser dada pela faculdade, por empresas ou pelo governo. Saiba agora como você pode conseguir a sua.
Como conseguir uma bolsa de estudo
O procedimento para obter uma bolsa vai variar de acordo com o programa em que seu caso se encaixar e com o auxílio que você pretender.
Uma das bolsas públicas é o ProUni, do MEC; e há também oportunidades de bolsas estaduais e municipais que você encontrará na internet, conforme o estado e a cidade em que resida. Por exemplo:
O governo de São Paulo oferece o Escola da Família, em que alunos universitários colaboram como professores em escolas públicas aos finais de semana. Com isso, recebem bolsa de 100% para a faculdade.
O governo de Pernambuco pretende melhorar a formação universitária no interior: distribui bolsas pelo Programa Universidade para Todos no estado, principalmente para Ciências, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Computação.
ProUni
Criado pelo MEC para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda à graduação, o ProUni dá bolsas com base nas notas do Enem. Elas são para cursos de faculdades particulares de todo o país. Depois de inscrito, você deverá seguir a chamada do processo de seleção.
Para se inscrever, é preciso ter feito a última edição do Enem, alcançado a média de pelo menos 450 pontos e mais do que zero na redação.
Você terá mais chances de obter a bolsa quanto maior for sua pontuação. Também, deverá ter feito o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral.
Ou, para a inscrição, você terá de declarar que está em má situação socioeconômica, comprovando baixa renda sua e da sua família.
Se a renda for de até um salário mínimo e meio por pessoa, você concorre à bolsa de 100%. Já a de 50% é para os alunos cuja renda familiar bruta mensal seja de até três salários mínimos por pessoa.
Além do aluno que se encaixar nessas condições, poderá inscrever-se aquele que tiver necessidades especiais. Poderá, também, quem for professor da rede pública.
Geralmente, as inscrições são abertas ao se iniciar cada semestre. A inscrição é gratuita e feita no site do ProUni, onde você encontrará todas as informações.
Sisu
O Sisu é um sistema de seleção criado pelo MEC para unificar todas as universidades e faculdades públicas que oferecem vagas aos seus futuros estudantes por meio do Enem.
Para participar da seleção na plataforma do Sisu, que é toda informatizada, o aluno precisa ter alcançado nota igual ou maior que 450 nas questões objetivas e mais que zero na redação do Enem.
A partir disso, o aluno faz sua inscrição na plataforma, escolhe as instituições em que pretende estudar e verifica sua colocação na lista de aprovados.
Por ser um sistema destinado às vagas de instituições públicas, o Sisu é uma forma de ingresso gratuito no ensino superior.
Em 2020, as inscrições abrem entre os dias 21 e 24 de janeiro, o resultado sai no dia 28 de janeiro e as matrículas devem ser efetuadas entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro.
Bolsas
Faculdades particulares oferecem outros benefícios aos alunos, além dos descontos e da participação em programas públicos, como o ProUni.
Na regra geral, desconto não pode se acumular com bolsa. Mas ProUni com FIES, sim. FIES é um empréstimo público, que você só começará a pagar dezoito meses após sua formatura, com juros bem menores que os do mercado.
Um outro benefício são as bolsas de estudo oferecidas pela própria faculdade, que podem ser:
- Bolsa por mérito: para quem teve notas de destaque no Enem, vestibular ou durante o curso.
- Bolsa por idade: para quem tem idade avançada e não quer parar de estudar (merece todo o apoio!).
- Bolsa-funcionário: algumas empresas custeiam os estudos de seus funcionários, com bolsas de 100% ou pagando uma parte da mensalidade para que ele possa estudar.
- Bolsa de pesquisa acadêmica: para alunos que desenvolvem pesquisa na instituição, sob supervisão de um professor.
- Bolsa por projeto social: para apoiar alunos que desenvolvem projetos de impacto social, por exemplo, na educação pública.
Ingresso direto
As normas do ingresso direto variam para cada faculdade, inclusive as bolsas e os descontos. Muitas destas instituições, particulares, aceitam este modo de entrar na graduação. Além de ficar dispensado do vestibular, basta você ter feito qualquer Enem desde 2010.
Apresente sua pontuação do Enem e escolha o curso no site da faculdade que preferir. Como a avaliação é feita pelo sistema, provavelmente você saberá, no ato, se a vaga é sua.
A nota exigida para cada curso também varia segundo a faculdade, unidade, turno: quanto mais pontos apresentar, mais provável seu sucesso. Com a vaga, é só fazer sua matrícula.
Depois, é esperar o começo das aulas. O ingresso direto habilita você para as graduações, em faculdades privadas, exceto Medicina. Preste atenção no prazo de inscrição! Veja exemplos de descontos que facilitam o pagamento da sua faculdade:
- Desconto pontualidade: para quem paga as mensalidades em dia.
- Desconto assiduidade: para quem tem alto índice de frequência às aulas.
- Desconto familiar: para quem tem mais de um membro da família matriculado na mesma faculdade.
Onde estudar com bolsas, convênios e descontos
Existem também outros benefícios criados pelas faculdades, que reconhecem o esforço de seus alunos e oferecem parcerias, convênios e outras facilidades para o pagamento das mensalidades para que sigam seus estudos.
Algumas instituições de ensino têm convênio para militares, servidores públicos, programas de incentivo para os próprios funcionários e descontos para os primeiros colocados em seus vestibulares e no Enem, cobrindo até 100% do valor da mensalidade.
Confira agora algumas universidades e faculdades nas quais você pode estudar usufruindo desses benefícios.
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja mais:
Saiba quanto você tirou no Enem e veja onde estudar
Saiba quando sai o edital do Enem 2020
Agora que você já sabe como conseguir uma bolsa, preparado para entrar no ensino superior em 2020? Deixe nos comentários a carreira que pretende seguir.