Cadastro no Prouni

Prouni — Escrito por

Para se beneficiar do Programa Universidade para Todos (Prouni), o candidato precisa ter realizado o Enem no ano anterior e ter obtido, no mínimo, média de 450 pontos nessa prova, além de não ter zerado a redação. Da mesma forma, a pessoa precisa cumprir os critérios básicos de ter estudado em escola pública (ou particular com bolsa) durante o ensino médio e ter renda familiar bruta, por pessaoa, de até três salários mínimos.

O cadastro neste programa se dá exclusivamente pela internet e é bastante simples de ser feito, mas exige alguma atenção. Por isso, veja o passo a passo que preparamos para você fazer sua inscrição no Prouni e não ter qualquer problema!

1ª etapa: Login

Na página do Prouni, você precisa fazer um login antes de começar a preencher suas informações. Então, vá até o seguinte endereço: http://prounialuno.mec.gov.br/. No formulário disponível, informe seu número de inscrição do último Enem e a sua senha utilizada nesse exame. Caso você tenha esquecido sua senha, nessa página há um link que permite você recuperá-la. Por fim, clique no botão “Entrar no Prouni”.

2ª etapa: Dados do candidato

Após o login, você precisa informar seus dados. Alguns campos desse formulário já estarão preenchidos com os dados pré-cadastrados no Enem do ano anterior. Nesse caso, verifique se todas as informações estão corretas, corrija o que não estiver, e complete se alguma informação estiver faltando. No final do formulário, marque a opção “Li e estou de acordo com a documentação exigida para a comprovação das informações”. Depois, clique em “Salvar e prosseguir”.

3ª etapa: Questionário

O questionário que deve ser respondido é rápido e simples, no qual você terá que preencher dados como: sua raça/cor, se você possui deficiência, onde cursou o ensino médio, se você é professor de escola da rede pública e se você possui vínculo acadêmico com instituição de ensino superior pública e gratuita. Você deve marcar, ao final da página, uma declaração, dizendo que você é brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a) e não concluiu nenhum curso de nível superior.

4ª etapa: Grupo familiar

Nesta etapa de preenchimento, você deve colocar as informações sobre a renda total da sua família. Você deve indicar a renda bruta mensal de cada pessoa que mora com você, bem como o nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento de cada pessoa. Por meio do botão “Adicionar +” você vai incluindo mais pessoas. À medida que você vai preenchendo, uma lista de membros da sua família vai sendo feita e você verificar se as informações estão corretas. Lembre-se de que, para a matrícula, você terá que comprovar cada informação fornecida, por isso, preencha com cuidado para que todos os dados estejam totalmente corretos.

5ª etapa: Cursos

Finalmente, você poderá escolher duas opções de cursos para concorrer. Clique no botão “Escolher curso” para a 1ª opção e abrirá uma tela de pesquisa. Você poderá fazer sua busca por curso, por instituição ou por município. Conforme suas características (perfil socioeconômico, preferência de turno), aparecerão resultados de faculdades disponíveis na sua pesquisa. Marque o curso que você deseja como sua 1ª opção e clique em “Selecionar esta opção”. Em seguida, faça o mesmo procedimento para marcar a sua 2ª opção de curso. Esta 2ª opção pode ser o mesmo curso da primeira em outra cidade ou, ainda, um curso diferente em qualquer cidade que você quiser.

Enquanto não encerrar o período de inscrições, você poderá alterar suas opções de cursos quantas vezes quiser, ou até excluí-las. Acompanhe diariamente a nota de corte para o seu curso, conforme o cálculo do Prouni. Assim, se você verificar que não tem chances de concorrer com a sua nota, aproveite para mudar de curso. Você concorrerá com as últimas opções que marcou até o encerramento do prazo.

 

Depois, é só ficar ligado nas chamadas, normalmente ocorrem duas, e nas datas para comprovação de informações e entrega de documentos. Mas, se você não conseguir vaga em nenhuma das chamadas, vá ao site do Prouni e manifeste interesse de participar da lista de espera. Mesmo candidatos da lista de espera agora precisam comprovar dados, então, fique sempre muito atento aos prazos!

Tags: , , ,

Comente