Como você já deve ter percebido, o Encceja 2020 não vai mais ser aplicado na data prevista inicialmente.

Tudo mudou por causa da pandemia de Covid-19.

Isso não significa que o exame não vai mais acontecer. Segundo o Inep, as provas vão rolar mais adiante.

De qualquer forma, com base nos cronogramas de anos anteriores, a gente consegue estimar as principais etapas para você acompanhar de perto.

A seguir, veja o calendário do Encceja 2020 e conheça todas as datas.

O calendário do Encceja 2020

Se estivesse tudo normal, o Encceja de 2020 aconteceria em agosto. O edital sairia antes, em maio, seguido do período das inscrições.

Mas como o mundo está paralisado por causa do coronavírus, tudo isso foi para o espaço.

A expectativa é que os exames que medem o grau de conhecimento do ensino fundamental e médio sejam adiados para o final do ano.

Se essa meta realmente se concretizar, todo o cronograma muda junto.

Considerando que as provas vão acontecer em dezembro, o cronograma estimado (veja bem: estimado!) ficaria mais ou menos assim:

Setembro de 2020: Edital – Caso tudo se ajuste conforme o esperado, setembro deve ser o provável mês de publicação do edital do Encceja 2020. A divulgação é feita pela imprensa geral, no site do Ministério da Educação (MEC) e na página do Inep, o instituto que organiza as provas. O edital traz todos os detalhes e orientações a respeito das provas.

Setembro/outubro de 2020: Inscrições – Normalmente as inscrições para o Encceja abrem poucas semanas após a publicação do edital. Considerando que isso deve acontecer no começo de setembro, as inscrições devem abrir entre o final do mês ou no início de outubro.

O processo vai acontecer inteiramente no site oficial do Encceja. Para participar, o candidato deve informar alguns dados pessoais (CPF, data de nascimento, endereço, etc.) e, na sequência, dizer que tipo de exame procura (se do ensino fundamental ou médio), a cidade onde gostaria de fazer as provas e a instituição certificadora (o sistema apresenta uma lista de opções).

Nesse mesmo período, os candidatos devem fazer a solicitação de atendimento especializado ou específico, direcionado a pessoas que têm baixa visão, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, mulheres grávidas, idosos, etc.

O Encceja é gratuito.

Para tentar a certificação do ensino fundamental é preciso ter pelo menos 15 anos de idade (ou mais); para a do ensino médio é obrigatório ter a partir de 18 anos.

Outubro 2020: Solicitação de nome social – A solicitação deve ser feita logo após o encerramento das inscrições. É destinada a pessoas que se identificam com outro gênero e querem ser reconhecidas socialmente por outro nome.

Para isso, é necessário enviar uma foto e alguns documentos a mais. Todas as orientações e especificações de formato estão no edital do Encceja.

Novembro 2020: Cartão de Confirmação da Inscrição – Poucas semanas antes das provas o Inep libera acesso ao cartão de confirmação da inscrição.

O documento é importantíssimo para quem vai fazer o Encceja, pois traz, além das informações de cadastro e solicitações especiais (se for caso), o endereço completo do local de prova.

Sim, é neste momento que o candidato vai saber para onde ele terá de se dirigir no dia da prova.

É importante que todos os participantes levem o cartão de confirmação de inscrição consigo, para não terem problemas de falta de informação no dia.

Dezembro 2020: Provas do Encceja – Dezembro é, até agora, a data que a maioria dos especialistas aposta para realização das provas. Pode acontecer um pouco antes, em novembro, se a situação da pandemia estiver controlada.

O Encceja acontece em um só domingo. No mesmo dia, os candidatos vão ter de encarar quatro provas objetivas e uma redação.

O primeiro turno começa às 9h e vai até as 13h30. Aqui os candidatos terão de fazer as seguintes provas:

  • Ensino fundamental: Matemática e Ciências Naturais
  • Ensino Médio: Matemática e Ciências da Natureza

O segundo começa às 15h30 e vai até as 20h30. É a vez das provas de:

  • Ensino fundamental: Língua Portuguesa e Estrangeira (inclui Artes e Educação Física), História e Geografia (inclui Filosofia e Sociologia) e Redação.
  • Ensino Médio: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação.

Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha, totalizando 120. A redação deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo e trata de algum tema da atualidade que é conhecido apenas no momento da prova.

Os gabaritos oficiais são divulgados em até dez dias úteis após a realização das provas. A lista com as respostas estará disponível no site oficial do Encceja.

Fevereiro/março de 2021: Resultados – Os resultados do Encceja devem sair mais ou menos três meses depois da aplicação das provas – ou seja, entre fevereiro e março do ano seguinte, dependendo do cronograma.

Os candidatos podem conferir os resultados no site oficial do Encceja, por meio do seu número de CPF e senha.

Aqueles que conseguirem aprovação devem entrar em contato com a instituição certificadora escolhida para combinar a retirada do documento.

Quem não conseguir passar pode solicitar certificação parcial nas áreas em que obteve a pontuação mínima obrigatória, que é de pelo menos 100 pontos em cada prova objetiva e nota 5,0 na redação.

Importante: Todas as datas que estimamos aqui podem ser antecipadas ou adiadas de acordo com o grau de controle da pandemia. Quanto antes sairmos desta situação, mais cedo conseguiremos voltar à normalidade. O Inep só vai aplicar as provas caso seja seguro novamente andar pelas ruas e estar em uma sala fechada com outros concorrentes. Assim que tivermos detalhes mais precisos, publicaremos por aqui!

Faça o Encceja 2020 e entre na faculdade!

Quem conseguir a certificação de ensino médio do Encceja 2020 já dá o primeiro passo para entrar na faculdade.

Com o certificado em mãos, os candidatos podem se inscrever nos vestibulares oferecidos pelas instituições ou, melhor ainda, fazer o Enem e tentar vaga por meio dos diversos programas de acesso ao ensino superior.

Com uma boa nota dá para garantir entrada em universidades públicas e privadas em fazer vestibular, disputar bolsas de estudos ou financiar os estudos em condições facilitadas!

Abaixo, a gente selecionou algumas faculdades onde você pode tentar sua vaga depois do Encceja.

Confira:

Veja também:

Descubra o que vai cair na prova do Encceja 2020

Preparando-se para o Encceja 2020? Conte para a gente como está sua rotina de estudos!