Confira o calendário com todas as datas do Enem 2019

Enem — Escrito por

Saiba mais sobre todas as datas importantes para quem vai prestar o Enem 2019 e entenda melhor como funciona a prova para você se sair bem.

Com a virada do ano, é hora de se preparar para o Enem 2019. Mais do que um exame, o Enem se tornou um verdadeiro passaporte para o estudante que deseja ingressar no ensino superior.

Embora os exames aconteçam no segundo semestre, é importante conhecer o calendário anual do Enem para não perder nenhuma data importante, como a de pedido de isenção de taxa, inscrição ou pagamento de taxa.

A seguir, confira as principais datas da prova de 2019:

Pedido de isenção de taxa

Para realização da prova do Enem, não basta fazer a inscrição, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 82,00. Então, a primeira data importante para ficar atento diz respeito ao pedido de isenção dessa taxa.

A partir do dia 2 de abril, até o dia 15 do mesmo mês, esse pedido já pode ser feito. Os resultados do pedido serão divulgados no dia 23 de abril. Aqueles que tiveram seus pedidos rejeitados, podem recorrer até o dia 29 de abril. Os resultados desses recursos serão divulgados no dia 5 de maio.

Datas para inscrição no Enem 2019

As inscrições para o exame acontecem em um período curto. Então, é preciso prestar atenção às datas: começam no dia 7 de maio e vão até o dia 18. O prazo para pagamento da taxa de inscrição vai até o dia 23 do mesmo mês.

É importante saber que aqueles que não realizarem o pagamento ― à exceção dos isentos ― não poderão realizar a prova.

Datas e locais das provas

As provas do Enem acontecerão no mês de outubro, mas as datas e locais específicos ainda não foram divulgados. Assim que essas informações estiverem disponíveis, alguns pontos são muito importantes para a realização da prova.

Em primeiro lugar, não se atrasar. O portão dos locais das provas se abre ao meio-dia e fecha às 13h. Então, chegue com antecedência. Outra dica é ir ao local da prova antes do dia do exame. Teste os melhores caminhos e meios de transporte para calcular o tempo gasto com o deslocamento.

No dia do exame, não se esqueça de levar um documento original com foto (não serve fotocópia) e uma caneta esferográfica preta fabricada em material transparente para a realização da prova, além do cartão de confirmação de inscrição.

A seguir, confira um calendário simplificado com todas as datas do Enem 2019:

Março 2019

Dia 21 – Publicação do Edital

Abril 2019

Dia 2 – Começa a solicitação de isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência no Enem 2019

Dia 15 – Termina a solicitação de isenção da taxa de inscrição / Termina a justificativa de ausência no Enem 2019

Dia 23 – Divulgação dos resultados das solicitações de isenção / Começa o período de recursos relacionados às solicitações de isenção

Dia 29 – Termina o período de recursos relacionados às solicitações de isenção

Maio 2019

Dia 05 – Divulgação dos resultados dos recursos relacionados às solicitações de isenção

Dia 07 – Começa o período de inscrição e o período para pagamento da taxa de inscrição

Dia 18 – Termina o período de inscrição enem 2019 / Termina o período para alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira / Termina o período para solicitação de atendimentos e envio de laudo médico, declaração ou parecer

Dia 23 – Termina o período para pagamento da taxa de inscrição

Dia 28 – Começa a solicitação de Atendimento por Nome Social

Junho 2019

Dia 3 – Termina a solicitação de Atendimento por Nome Social

Outubro 2019

Data a confirmar – Divulgação dos locais de prova

Novembro 2019

Dia 04 – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias

Dia 11 – Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias

Dia 14 – Publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões

A inscrição no Enem 2019

Todo o procedimento de inscrição no exame é feito pela internet no site do Enem, onde se deve informar os dados pessoais, telefone, e-mail, opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e o município onde você fará o exame.

O sistema gerará um boleto para pagamento da taxa da prova a ser feito em agências bancárias, casas lotéricas ou nos Correios. No site do Enem, é possível acompanhar a situação da sua inscrição.

O que fazer com as notas do Enem 2019?

Atualmente, muitas universidades aceitam esse resultado em seus vestibulares e esse número só cresce. A nota do exame também pode ser utilizada para bolsas de estudo e financiamento de mensalidades por meio de programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o programa Universidade para Todos (ProUni).

Faculdades que aceitam as notas do Enem

Veja a seguir algumas opções de faculdades que aceitam as notas do Enem em seus vestibulares e também trabalham com o FIES e o ProUni. Além disso, estão credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC):

Leia também:

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Agora que você já conhece as datas que deve acompanhar para fazer o Enem 2019, conta pra gente: como vai se preparar para o exame?

Comente