Veja o calendário completo do Prouni e conheca as faculdades

Prouni — Escrito por

Iniciar a faculdade é um passo importante para o crescimento profissional. A partir da entrada na universidade, novas oportunidades aparecem. Isso significa mais chances de encontrar um bom emprego, de se destacar no mercado de trabalho e de participar de concursos públicos que exigem ensino superior!

Mas começar uma faculdade, exige muito esforço e planejamento. O primeiro passo é se informar sobre as datas e os tópicos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Preparar-se para este exame e tirar uma boa nota pode te abrir muitas portas.

Com a nota do Enem você pode entrar em uma faculdade pública ou mesmo em uma faculdade particular. Estas últimas costumam oferecer vagas aos candidatos que tiveram uma boa nota no Enem sem que seja preciso fazer qualquer outra prova. Bom, não é mesmo?

Contudo, sabemos que nem sempre é possível pagar as altas mensalidade de instituições privadas, o que leva muitos candidatos a desistirem de seus sonhos. Mas a história não precisa ser assim, existem formas de estudar em instituições privadas pagando bem menos ou até mesmo nada!

O ProUni, por exemplo, um programa criado pelo governo federal, oferece bolsas de estudos a alunos que não podem pagar a faculdade. Confira abaixo mais informações sobre o calendário ProUni!

O que é o ProUni?

Você deve estar se perguntando que programa é esse que oferece bolsas para alunos de baixa renda, certo?

Bom, o ProUni (Programa Universidade para Todos) foi criado em 2004 pelo governo federal, com o objetivo de entregar bolsas de estudos de 50% ou 100% a alunos que desejam fazer o ensino superior mas não têm condições de pagar uma mensalidade.

Datas importantes do ProUni 2019

  • Período de inscrições – 11/06 a 14/06
  • Resultado da 1ª chamada – 18/06
  • Comprovação de informações da 1ª chamada – 18/06 a 25/06
  • Resultado da 2ª chamada – 02/07
  • Comprovação de informações da 2ª chamada – 02/07 a 08/07
  • Prazo para participar da Lista de Espera – 15/07 e 16/07
  • Divulgação da Lista de Espera – 18/07

Quais os pré-requisitos para participar do processo seletivo?

O ProUni é destinado àqueles que estudaram em escola pública durante todo o ensino médio ou em escola particular na condição de bolsista. Além disso, é necessário que a família do candidato tenha renda per capita de até 3 salários mínimos.

Para participar, é necessário ainda ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pois a nota obtida no exame é critério de desempate: os mais bem avaliados são os primeiros a conseguirem as vagas.

Além disso, o governo utiliza um sistema informatizado que seleciona os candidatos automaticamente, garantindo segurança e transparência no processo de seleção.  

Como se inscrever no ProUni?

É muito simples se candidatar para o processo seletivo do ProUni, basta você acessar o site do MEC, ir na opção “ProUni” e preencher os dados requisitados.

Para fazer esse cadastro, é necessário ter em mãos seu número do CPF,  informações familiares como renda per capita e seu número de inscrição no último Enem.

Após realizar a inscrição, é importante entrar sempre em seu cadastro para verificar as última informações, pois será por meio dele que você será informado dos próximos passos.

Qual a data de inscrição?

Bom, agora que você já sabe o que é o ProUni, os pré-requisitos para participar e como se inscrever, chegou a hora de descobrir a data de inscrição!

O ProUni abre o processo seletivo duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Se você quer participar do processo seletivo do primeiro semestre saiba que normalmente as inscrições são abertas em fevereiro.

Já no segundo semestre elas são abertas em junho. Vale ressaltar que é importante não demorar para fazer o cadastro, pois esse período dura apenas 4 dias.

Após a realização da inscrição, você terá duas chances para entrar em uma universidade, pois o ProUni realiza com duas chamadas: a primeira ocorre poucos dias após o encerramento das inscrições e a segunda acontece no início de julho.

Os aprovados na primeira chamada geralmente têm oito dias para comparecer até a universidade, comprovar os dados de inscrição e fazer a matrícula.  Nesse momento, você deverá estar munido dos seguintes documentos:

  • RG ou carteira de habilitação
  • Comprovante de residência (conta de água ou luz)
  • Comprovante de rendimento (três últimos contracheques, holerite etc.)
  • Comprovante de conclusão do ensino médio
  • Candidatos com alguma deficiência devem apresentar laudo médico
  • Professores inscritos no ProUni devem entregar o comprovante de professor da educação básica;

Os candidatos que forem aprovados na segunda chamada devem seguir o mesmo procedimento, mas normalmente o prazo para comparecer até a faculdade é menor, 7 dias.

Quem pode participar da lista de espera?

Os candidatos que não forem aprovados na primeira ou na segunda chamada têm ainda a possibilidade de fazer a inscrição na lista de espera.

Mas atenção: essa lista é exclusiva para aqueles candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas!

Se você foi aprovado e não compareceu à faculdade dentro do prazo estipulado, sua vaga é cancelada automaticamente e você não tem a chance de participar da lista de espera.

Quais faculdades participam do ProUni?

A lista com o nome das faculdades que participam do ProUni é divulgada todo ano durante o período de inscrições. Mas para te ajudar nesse momento de tantas dúvidas, abaixo vamos adiantar algumas faculdade que participam do ProUni todo ano.

Todas elas são bem avaliadas pelo MEC e possuem mensalidades acessíveis, assim, mesmo se você não passar no ProUni ainda terá a chance de estudar em uma delas. Confira!

Vale lembrar que essas faculdades, além de participarem do ProUni, também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso em seus cursos.

Veja também:

Saiba em quais faculdades você pode estudar com o Enem

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra ganhar bolsa

São muitas informações, não é mesmo? Mas se você seguir o passo a passo do calendário ProUni direitinho, tudo dará certo.

Agora, conte para nós: onde pretende estudar caso seja aprovado no programa? Comente abaixo sua resposta, estamos curiosos!

Comente