Carboidratos – Resumo

Química — Escrito por

Os carboidratos são substâncias orgânicas, também chamadas de hidratos de carbono. Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos carboidratos, para cada carbono presente existem dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, na mesma proporção existente na molécula de água. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros= água).

Os açúcares, como a glicose, a frutose e a sacarose são os carboidratos mais conhecidos. Mas também existem carboidratos de moléculas muito grandes (macromoléculas) como a celulose e o amido. Os alimentos ricos em carboidratos produzem a energia necessária para o funcionamento do organismo de quase todos os seres vivos.

É com a energia obtida dos carboidratos que temos força para trabalhar, correr, andar e também brincar, etc. A energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados alimentos combustíveis. São alimentos ricos em carboidratos: Cereais pães farinhas mandioca e batata doces frutas.

Os carboidratos podem ser divididos em Monossacarídeos, Dissacarídeos e Polissacarídeos, que levam em conta a quantidade de átomos de carbono nas suas moléculas. Conheça melhor cada um delas abaixo.

Monossacarídeos

Os monossacarídeos são os mais simples carboidratos, eles possuem entre três e sete carbonos em sua estrutura. Essas moléculas recebem o sufixo -ose e precede-se pelo número de carbonos de sua fórmula, ou seja:

  • 3 carbonos: Triose.
  • 4 carbonos: Tetrose.
  • 5 carbonos: Pentose.
  • 6 carbonos: Hexose.
  • 7 carbonos: Heptose.

Dissacarídeos

Os dissacarídeos são a união de dois monossacarídeos. Na reação decorrente da ligação de dois monossacarídeos ocorre a formação de uma molécula de água (H2O), reação essa que recebe o nome de ligação glicosídica. Os principais dissacarídeos são: Sacarose (glicose + frutose); Lactose (glicose + galactose); e Maltose (glicose + glicose).

Polissacarídeos

Os polissacarídeos são as moléculas formadas pala reação de vários monossacarídeos e são insolúveis em água. Em alguns casos essa reação apresenta átomos de nitrogênio e enxofre. Os polissacarídeos mais importantes são os:

  • Estruturais: Celulose (é o carboidrato mais abundante e faz parte da composição da parede celular nos vegetais); Quitina (é parte da composição da parede celular de fungos e está presente no exoesqueleto dos artrópodes).
  • Energéticos: Amido (encontrado em raízes, caules e folhas); Glicogênio (é armazenado no fígado e nos músculos dos animais).

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , ,

Comente