As inscrições para o Enem costumam ser abertas no mês de maio e todo o procedimento é feito pela internet. Os interessados devem acessar o site oficial do Exame, preencher as informações solicitadas e pagar a taxa de inscrição.

Feito isto, o próximo passo é aguardar a divulgação do cartão de confirmação do Enem. Porém, o Ministério da Educação (MEC) só libera esta informação poucas semanas antes da realização das provas, que acontecem normalmente entre o final de outubro e o começo de novembro.

Se você é uma dessas pessoas que ficam ansiosas para chegar logo o dia da prova, deve estar se perguntando: quando será emitido o cartão de confirmação da inscrição? Quais informações devem aparecer neste documento? Para que serve? Precisa levar no dia da prova?

Para não ocupar mais seus pensamentos com isso, veja a seguir o guia que preparamos com explicações detalhadas sobre o cartão de confirmação da inscrição do Enem.

O que é o cartão de confirmação do Enem?

É um documento emitido pelo MEC comprovando a participação de cada um dos inscritos no Enem. O cartão de confirmação é liberado pouco antes da realização dos exames e é através deste documento que o participante fica sabendo o local exato onde vai fazer a prova.

Quais informações constam neste documento?

O cartão de confirmação do Enem traz informações importantes sobre o participante e as opções feitas por ele no momento da inscrição. São elas:

  • Nome completo do participante
  • Número de inscrição do Enem
  • CPF
  • Opção para a prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Indicação se o participante pretende usar a nota para obter o certificado de conclusão do ensino médio
  • Indicação se o participante necessita de algum atendimento especial (no caso de sabatistas, grávidas, lactantes, pessoas com dificuldades de locomoção, pessoas com autismo, dislexia, cegueira, surdez, etc.)

Além disso, o documento informa as datas e horários da realização das provas, assim como o endereço em que cada participante deve comparecer nestes dias.

O campo “datas e horários de início das provas” tem as seguintes informações:

  • Horário de abertura dos portões
  • Horário de fechamento dos portões
  • Horário de início das provas
  • Horário de término das provas

Importante! Normalmente tem um aviso bem grande e em negrito dizendo que as informações se referem ao horário de Brasília. Se você mora em uma região com outro fuso horário, fique atento a este detalhe.

Note também que as informações de horários são diferentes para os dois dias de prova. Normalmente, no segundo dia os participantes têm uma hora a mais para se dedicarem à redação.

Até aqui nada é novidade e estes dados estão disponíveis no site desde a publicação do edital. A informação mais importante deste documento vem agora e diz respeito ao local das provas. Este campo traz os seguintes dados:

  • Local de realização da prova (nome da escola, universidade, etc.).
  • Endereço completo (cidade, bairro, nome da rua, número do prédio).
  • Número da sala onde o participante fará a prova.

Como tenho acesso ao cartão de confirmação do Enem?

Desde 2015 o MEC não envia mais o cartão de confirmação da inscrição pelos correios. Agora, ele é disponibilizado pela internet através da Página do Participante do Enem.

Outra forma de acessar este arquivo é pelo aplicativo oficial do Enem para tablets e aparelhos celulares.

Somente os participantes que se inscreveram pela internet e pagaram a taxa (ou ganharam isenção) podem acessar o cartão de confirmação.

Ele pode ser consultado quantas vezes você quiser, basta informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

O MEC não costuma colocar no edital a data exata em que vai liberar os cartões de confirmação do Enem. Porém, quando a data das provas se aproxima essa informação é amplamente divulgada no site do Enem, no portal do MEC e também por aqui.

É obrigatório levar o cartão de confirmação no dia da prova?

Não. Para fazer a prova basta levar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, etc.), que seja original e recente. Fotocópias ou documentos vencidos não serão aceitos.

No entanto, é muito importante que você saiba exatamente qual o seu local de prova e, por isso, recomendamos que você imprima seu cartão e leve junto.

No dia de realização da prova você deve ficar tranquilo e se concentrar ao máximo nas matérias estudadas. Para que correr o risco de esquecer o endereço e número da sala e ficar nervoso ou acabar se atrasando?

Outra dica é ter o aplicativo do Enem instalado em seu celular. Assim você tem a opção de acessar estas informações a qualquer momento.

Para que serve o cartão de confirmação?

O principal objetivo do cartão de confirmação é informar aos participantes do Enem qual o local exato da realização das provas.

Ele serve como um guia e traz as principais informações do participante de forma resumida e organizada. Assim não é preciso se preocupar em decorar estes dados ou anotar em algum lugar.

E se eu perder o cartão de confirmação?

O cartão de confirmação pode ser impresso quantas vezes quiser. Não existe limite de acesso ao site do Enem, você pode entrar na Página do Participante sempre que desejar.

Se você perder este documento no dia da prova, não tem problema! Ninguém é impedido de fazer o Enem se não apresentar o cartão de confirmação.

Mas atenção! O que você não pode esquecer é de seu documento de identificação com foto e do endereço exato das provas!

Veja também:

O que posso fazer com a nota do Enem?

Vai participar do Enem? Conte para a gente o que você pretende fazer com a nota.