Saiba tudo sobre o cartão de confirmação do Enem 2015

Enem — Escrito por

Parece que foi ontem que você se inscreveu para o Enem deste ano, não é mesmo? O tempo passou voando, as provas acontecem daqui a poucos dias e chegou a hora de pegar seu cartão de confirmação de inscrição para saber seu local de prova!

As provas do Enem 2015 acontecem nos dias 24 e 25 de outubro e o cartão de confirmação de inscrição já pode ser consultado desde o dia 2 de outubro.

Em 2015 aconteceu uma mudança importante: o Ministério da Educação (MEC) não vai mais enviar o cartão de confirmação pelos Correios. Com isso, o Governo Federal conseguiu economizar cerca de R$ 16,5 milhões. Ótimo, não é mesmo? Mas você pode estar se perguntando: E agora? Como é que eu faço para pegar o cartão de inscrição? Como vou saber meu local de prova?

Calma, que vamos ajudar você nessa. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o seu cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015!

 

Como pegar o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015?

O cartão não será mais enviado para o seu endereço, é sua responsabilidade imprimir esse documento.

Ele pode ser consultado pela internet desde o dia 2 de outubro. Você poderá acessar seu cartão de confirmação quantas vezes quiser.

Para imprimir seu cartão de confirmação, acesse o Portal do Participante do Enem usando seu CPF e senha. Se você não se lembra mais da senha de acesso, basta clicar no link “Esqueci minha senha” e  seguir as orientações da tela para recuperá-la.

No seu cartão de confirmação do Enem você encontrará as seguintes informações:

  • Número de inscrição do participante
  • Data, hora e local de realização de todas as provas
  • Indicação da solicitação de atendimento especializado (se for o caso)
  • Opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso)

Uma das principais funções do cartão de confirmação do Enem é informar ao participante o seu local de prova, com endereço completo e número da sala.

Aproveite para se programar e faça o trajeto até o seu local de prova usando o mesmo meio de transporte que usará nos dias do Enem. Conte o tempo necessário e calcule uma boa folga, pois nesse período o trânsito fica bem mais intenso. Essa atitude simples evitará muita tensão e dor de cabeça mais tarde!

O horário das provas é outra informação que você deve olhar com bastante cuidado. Os portões dos locais de prova abrirão ao meio-dia (horário de Brasília) e você deve fazer de tudo para estar lá nesse horário. O fechamento dos portões será às 13:00 (horário de Brasília) e não será tolerado nenhum atraso, nem mesmo de poucos segundos! Por isso, ao abrirem os portões, dirija-se imediatamente à sala marcada em seu cartão de confirmação.

Em 2015, o horário de início das provas mudou: agora é às 13h30. Na prática, muda pouca coisa para os participantes, pois eles terão de estar dentro do local de prova às 13h00, como já acontecia nos anos anteriores. A diferença é que durante essa meia hora a mais a organização do Enem informou que pode adotar alguns procedimentos de segurança, como o uso de detector de metais.

A duração das provas do Enem 2015, que estará também no cartão de confirmação, é a seguinte:

  • Primeiro dia: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para resolver a prova e marcar o cartão-resposta: 4h30
  • Segundo dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para resolver a prova, marcar o cartão-resposta, elaborar o texto e passá-lo a limpo na folha de redação: 5h30

 

É obrigatório levar o cartão de confirmação de inscrição para fazer a prova do Enem 2015?

Não. Apesar disso, a organização do Enem recomenda fortemente que você leve seu cartão de confirmação de inscrição nos dias do Exame. Ele pode evitar dúvidas na hora de encontrar o endereço e sala onde você deverá fazer a prova.

 

O que levar para fazer a prova do Enem 2015?

Não custa lembrar o que você deve levar para fazer sua prova do Enem:

  • Cartão de confirmação de inscrição: contém horários, local e sala onde você fará a prova. Não confie na memória! Apesar de não ser obrigatório, leve o seu cartão impresso.
  • Documento de identificação original válido, com foto: é obrigatório apresentar um dos documentos oficiais aceitos pelos organizadores: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Passaporte. O documento precisa estar dentro da validade, em bom estado e com foto. Consulte a lista completa dos documentos aceitos no edital do Enem.
  • Caneta: esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Leve mais de uma para garantir.
  • Alimentos leves e bebidas: podem ser consumidos durante a prova.

 

O uso dos seguintes itens está proibido:

  • Celular, tablet, calculadora, ou qualquer equipamento eletrônico.
  • Lápis, lapiseira, borrachas, apontador e qualquer outro material que não seja a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
  • Livros, anotações, fotocópias, manuais, textos impressos, apostilas.
  • Óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares.

 

Veja também:

Enem 2015

 

Vai imprimir seu cartão de inscrição? Gostou das dicas? Conte para a gente nos comentários!

Comente