Veja tudo sobre o cartão de confirmação do Enem 2017

Enem — Escrito por

A esta altura, você já deve estar fazendo aquela super revisão final para encarar as provas do Enem deste ano. E está certíssimo!

A gente não quer atrapalhar seu ritmo de estudos, mas é super importante fazer uma pausa e providenciar este “pequeno detalhe” que pode ter um impacto imenso na sua vida de enemzeiro: o cartão de confirmação.

O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017 já está disponível e se você ainda não correu atrás dele, precisa fazer isso agora mesmo.

Quer saber como?
Fique aqui com a gente que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o cartão de confirmação do Enem 2017: onde conseguir, o que tem nele, se precisa levar no dia da prova e muito mais!

Onde encontro meu cartão de confirmação do Enem 2017?

Se você pagou sua inscrição no prazo correto ou recebeu a confirmação de isenção da taxa, vai ter o seu cartão de confirmação.

Só que, ao contrário do que muita gente pensa, a organização do Enem não envia o cartão para ninguém. Portanto, não espere recebê-lo pelo correio, por e-mail ou por mensagem no seu celular.

Já faz um tempinho – desde 2015, mais precisamente – que é responsabilidade de cada participante do Enem buscar seu próprio cartão de confirmação.

Ele está disponível desde o dia 20 de outubro. Confira a seguir como pegar o seu.

Como consigo meu cartão de confirmação do Enem 2017?

Tem duas formas de conseguir seu cartão de confirmação do Enem 2017. As duas são fáceis, rápidas e – melhor de tudo – totalmente gratuitas.

Você pode acessar e baixar seu cartão na Página do Participante do Enem usando seu número de CPF e a senha que cadastrou quando se inscreveu. Caso não se lembre mais da senha de acesso, basta clicar no link “Esqueci minha senha” e seguir as orientações da tela.

A gente recomenda que você imprima e guarde seu cartão de confirmação para levar no dia da prova (vamos falar mais sobre isso a seguir). Inclusive, a própria organização do Enem aconselha a fazer isso.

A outra forma de acessar e baixar seu cartão de inscrição é pelo celular, usando o aplicativo oficial do Enem 2017.

O que tem no cartão de confirmação do Enem 2017?

O cartão de confirmação tem uma informação que, sem ela, não dá para fazer o Enem. Você sabe qual é?

É o local exato onde você vai fazer a prova!

Além disso, você encontrará as seguintes informações no seu cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017:

  • Número de inscrição
  • Data e hora das provas
  • Tipo de atendimento especializado (se for o caso)
  • Opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)

O devo fazer com o cartão de confirmação do Enem 2017?

Com o seu cartão de confirmação de inscrição em mãos, a primeira providência a tomar é visitar o local de prova.

Faça isso mesmo se achar que conhece a região. Saia de sua casa e faça o trajeto completo usando o mesmo meio de transporte que usará nos dias do Enem. Calcule o tempo e coloque uma boa margem de segurança.

É preciso lembrar que no domingo as opções de transporte público têm horários mais espaçados e que, justamente devido ao Enem, o trânsito ao redor dos locais de prova fica bastante complicado.

Por isso, olho vivo!

Conferiu seu local de prova, já sabe o trajeto de cor e está programado para sair de casa com bastante antecedência? Ótimo! Guarde o cartão de confirmação e leve-o com você nos dois dias de prova do Enem 2017 – 5 e 12 de novembro, não custa lembrar.

É obrigatório levar o cartão de confirmação nos dias de prova do Enem 2017?

Não. Os únicos itens obrigatórios para fazer a prova do Enem 2017 são:

  • Um documento de identificação oficial, original (não pode ser fotocópia) válido e com foto.
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Mas tem alguns itens que a organização permite levar – e a gente aconselha que você as leve. São eles:

  • Cartão de confirmação de inscrição
  • Canetas extras, no modelo permitido
  • Água, suco, água de coco ou outras bebidas para consumir durante a prova
  • Lanches leves para consumir durante a prova

Quando sai o gabarito do Enem 2017?

O Ministério da Educação (MEC) só libera o gabarito oficial do Enem três dias úteis depois de cada domingo de prova.

Mas você não precisa ficar roendo as unhas. No mesmo dia de cada prova, à noitinha, vamos publicar aqui a correção extraoficial, elaborada por professores especialistas. Com ela, você vai poder ter uma boa noção de como foi no exame.

Quando sai o resultado do Enem 2017?

O MEC espera divulgar resultado do Enem 2017 no dia 19 de janeiro de 2018. A partir desse dia, cada um dos milhões de participantes poderá acessar seu Boletim de Desempenho, com a pontuação que obteve nas cinco provas.

É o momento que todos estão esperando, pois uma boa pontuação no Enem pode significar a entrada na faculdade dos sonhos!

Descubra a seguir o que você vai poder fazer com a sua nota do Enem 2017

A nota do Enem 2017 pode ser usada para:

  • Entrar na universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
  • Obter uma bolsa de estudos parcial ou integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)
  • Financiar a faculdade particular com a ajuda do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
  • Ingressar direto na faculdade privada, sem precisar fazer vestibular

Cada um desses processos seletivos tem suas regras e condições para participar, mas todos eles usam a nota do Enem para classificar os candidatos.

Faculdades que aceitam o Enem 2017

Fale a verdade: agora você deu até uma relaxada e começou a sonhar com o dia em que vai entrar no ensino superior com sua nota do Enem, não é? Pois não apenas pode como deve! Uma das formas de baixar a ansiedade até receber o resultado do Enem é começar a escolher onde vai estudar.

Selecionamos algumas faculdades para você começar a sua busca. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, têm várias unidades espalhadas pelo Brasil, participam do ProUni, do FIES e aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Acha pouco? Pois saiba que em nossa lista só entraram instituições que oferecem outras vantagens aos estudantes que não se encaixam nos requisitos do ProUni e do FIES. Elas têm programas de bolsas, parcelamentos e/ou financiamentos sem burocracia, além de vários tipos de descontos. Confira:

Veja também:

Confira o calendário com as principais datas do FIES 2018

Já acessou seu cartão de inscrição do Enem? Deu tudo certo? Conte para a gente nos comentários!

Comente