Saiba tudo sobre o cartão de confirmação do Enem 2018

Enem — Escrito por

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão na boca do gol e, com isso, aumenta a ansiedade geral.

Um dos motivos é a liberação do cartão de confirmação de inscrição. Quando vai chegar? Vou receber em casa? Custa alguma coisa? Para que serve? Precisa levar no dia da prova?

Essas e outras dúvidas você vai tirar da cabeça agora mesmo!

Preparamos um guia super detalhado, com tudo o que você precisa saber sobre o cartão de confirmação do Enem 2018.

Acompanhe!

O que é o cartão de confirmação do Enem?

O cartão de confirmação do Enem é um documento que, além de atestar que está tudo bem com a sua inscrição, traz informações importantes para cada participante do exame.

O que tem no cartão de confirmação do Enem?

O cartão de confirmação do Enem tem as seguintes informações:

  • Número de inscrição do participante
  • Data, hora e local de aplicação das provas do Enem
  • Opção para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol)
  • Indicação de atendimento especial, caso houver

Para que serve o cartão de confirmação do Enem?

O principal objetivo do cartão de confirmação do Enem é informar ao participante o local exato onde ele fará a prova.

Serve também para atestar a aprovação do atendimento solicitado na inscrição, se for o caso (idoso, lactante, pessoa com mobilidade reduzida, etc.).

Quando sai o cartão de confirmação do Enem 2018?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do Enem, divulgou que o cartão de confirmação do Enem 2018 fica disponível a partir do dia 22 de outubro.

Como faço para pegar meu cartão de confirmação do Enem 2018?

A partir do dia 22 de outubro, todos os participantes do Enem 2018 podem acessar seu cartão de confirmação de inscrição.

Isso pode ser feito de duas formas:

  • Na página do participante do Enem.
  • No aplicativo oficial do Enem.

O Inep recomenda imprimir o cartão de inscrição e levá-lo nos dois dias de prova do Enem.

Quanto custa o cartão de confirmação do Enem 2018?

O acesso ao cartão de confirmação do Enem é totalmente gratuito, não precisa pagar nada. Você pode consultar o documento, baixá-lo e imprimi-lo quantas vezes quiser ou precisar.

Precisa levar o cartão de confirmação do Enem 2018 no dia da prova?

Precisar, não precisa. Mas é bom levar!

No edital do Enem encontramos a recomendação de levar o cartão nos dois dias de prova. Isso evita qualquer dor de cabeça, pois ajuda a resolver alguma eventual dúvida e é um lembrete do seu local de prova – ninguém quer perder o Enem por bobeira, não é mesmo?

Precisa do cartão de confirmação para ver o resultado do Enem 2018?

Não.

O resultado do Enem 2018 está programado para sair em janeiro de 2019. Quando for liberado para consulta, seu boletim de desempenho poderá ser acessado no site e no aplicativo do Enem. Para isso, você vai precisar apenas do seu número de inscrição e senha.

O que vou poder fazer com a nota do Enem 2018?

Com a nota do Enem 2018, você pode ter acesso ao ensino superior e a programas especiais do governo federal. Tudo vai depender do seu desempenho e do cumprimento de alguns requisitos.

Fizemos um resumão para você entender melhor:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019

Se você tiver feito o Enem 2018 e não tiver zerado na redação, vai poder tentar uma vaga em universidades públicas pelo Sisu em 2019. São duas edições, uma no primeiro e uma no segundo semestre.

Programa Universidade para Todos (ProUni) 2019

Para participar do ProUni em 2019 e tentar uma bolsa de estudos em faculdade particular, você precisa ter feito o Enem 2018, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O candidato não pode ter diploma de nível superior e deve se enquadrar nos requisitos de formação e renda do programa. São duas edições por ano, que abrem inscrições logo após sair o resultado do Sisu.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

Se você atingiu a pontuação mínima (450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação) e se enquadrar nos requisitos de renda familiar, pode tentar um financiamento estudantil bancado pelo governo federal. As inscrições abrem logo após sair o resultado do ProUni.

Ingresso direto

Não rolou Sisu, nem ProUni, nem FIES? Não tem problema! Várias faculdades aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto. Basta apresentar o desempenho e torcer para ter nota suficiente. O sistema está disponível para cursos de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2018

Selecionamos para você algumas faculdades que aceitam a nota do Enem 2018 para ingresso direto, FIES e ProUni. Todas elas também trabalham com diferentes tipos de bolsas, financiamentos, descontos e convênios.

Vale a pena conferir:

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no Enem 2018

 

Vai fazer o Enem 2018? Tudo certo com o seu cartão de confirmação? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente