Centríolos

Biologia — Escrito por

Os centríolos são estruturas cilíndricas, geralmente encontradas aos pares. Dão origem a cílios e flagelos (menos os das bactérias), estando também relacionados com a formação do fuso acromático.

Os centríolos são estruturas citoplasmáticas que estão presentes na maioria dos organismos eucariontes, com exceção das plantas angiospermas (frutíferas). O centríolo é um cilindro cuja parede é constituída por nove conjuntos de três microtúbulos e geralmente ocorrem aos pares nas células.
Os centríolos são desprovidos de membrana, são constituídos por túbulos de natureza protéica (tubulina) e recebem inúmeras denominações de acordo com as funções que exercem como: diplossomos, áster, cinetossomo, blefaroplastos, etc. Os centríolos originam estruturas locomotoras denominadas cílios e flagelos, que diferem entre si quanto ao comprimento e número por célula e possuem um eixo de sustentação chamado axonema (envolvido por uma membrana lipoprotéica).

Os flagelos são longos e pouco numerosos e executam ondulações que se propagam da base em direção à extremidade livre. Os cílios são curtos e muito numerosos e executam um movimento semelhante ao de um chicote, com a incrível freqüência de 10 a 40 batimentos por segundo.

Centríolo

Cílios e flagelos
Função dos Centríolos

* Orientar a Divisão Celular, pois origina uma estrutura denominada fuso mitótico, onde se prendem os cromossomos

* Originar Cílios e Flagelos

Funções de Cílios e Flagelos

* Locomoção da Célula

* Movimentação de Líquido Extracelular

* Limpeza das Vias Respiratórias

Flagelos trabalham como chicotes que puxam (como nas Chlamydomonas ou Halosphaera) ou empurrando (dinoflagellates, um grupo de Protista unicelular) o organismo pela água. Cílios trabalham como remos em um navio viking (o Paramecium tem 17.000 cílios, cobrindo sua superfície exterior, que remam dando-lhe movimento).

Antes de entender a sua função precisa entender o que são Centriolos que é o mesmo que centro celular, ou seja que está no centro da celula. Cada célula apresenta dois centríolos localizados junto ao núcleo. Cada centríolo é constituído por um cilindro de microtúbulos. Os centríolos não aparecem nas células de vegetais superiores. Nas células dos vegetais inferiores e nas células animais, relacionam-se com o processo de divisão celular. Os centríolos também estão relacionados com a formação e coordenação do movimento dos cílios e flagelos. São formados por proteínas, carboidratos, lipídeos, DNA e RNA.

Resumindo: Eles são visiveis ao microscópio eletrônico e normalmente possue um par por célula, um centríolo situa-se perpendicularmente ao outro e como já disse não ocorrem em vegetais superiores eles tem formatos de cilindros formados por 9 trincas de microtúbulos e a sua função é a formação das fibras do fuso de divisão celular , ajudando na formação de cílios e flagelos

Por: Universitário

Comente