Milhões de estudantes brasileiros fazem o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) todos os anos. A organização do Enem cobra uma taxa de inscrição em torno de R$ 90,00, mas é possível pedir isenção dessa cobrança em algumas situações: 

  • caso o estudante esteja terminando o ensino médio em escola pública no mesmo ano em que fará o Enem
  • caso o participante se enquadre em critérios de baixa renda familiar.

Ao solicitar a isenção da taxa por meio do sistema digital do Enem, o participante precisa informar o código da escola em que está concluindo ou concluiu o ensino médio. 


Esse dado é importante porque é por meio dele que o Inep, instituto responsável pelo Enem, consegue verificar se a escola está cadastrada no Censo da Educação Básica – uma das exigências dos editais do Enem.

Como ver o código da escola para pedir isenção do Enem?

Existem algumas maneiras de descobrir o código da escola (também chamado de “código Inep”) para incluí-lo na solicitação de isenção da taxa do Enem. Confira:

Pesquise na internet pelo nome da sua escola (tenha certeza de que digitou tudo corretamente) seguido pela palavra “código”. Hoje, existem muitos sites que reúnem dados como esse.

No Google, aliás, o resultado da pesquisa costuma ser exibido como uma tabela no topo da página, mostrando todos os dados importantes da escola (código, localização e telefone). Antes de usar o código, verifique se todas as informações correspondem mesmo às da sua escola. Em caso de dúvida, consulte a secretaria da instituição.

Procure pelo código da escola no sistema de “localização escolar” disponível no site do Inep. Na página de consulta, será necessário informar dados como estado, município e dependência administrativa (se a escola é municipal, estadual, federal ou privada). 

Nós testamos o sistema e, infelizmente, parecem faltar os dados de várias instituições de ensino, principalmente de grandes cidades. Para municípios do interior, que têm um número menor de escolas, a busca funciona melhor.

Pergunte qual é o código na secretaria da sua escola. Como essa informação é usada por alunos concluintes do ensino médio todos os anos, provavelmente não será difícil obtê-la.

E se surgir a mensagem “escola não encontrada”?

Se, mesmo depois de inserir o código da escola, o sistema do Enem retornar a mensagem “escola não encontrada”, confirme o número com a sua instituição de ensino ou tente novamente, digitando no campo de busca correspondente o nome da escola sem acentos.

Caso a secretaria da escola confirme os dados e o problema continue, busque o atendimento telefônico gratuito do MEC (Ministério da Educação): 0800-616161.

Quem pode pedir isenção da taxa do Enem?

Os editais do Enem costumam permitir a solicitação de isenção nestas situações:

  • Se o participante estiver cursando o último ano do ensino médio no ano de realização do Enem em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica. 
  • Se o participante tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituição privada e, além disso, tiver renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Se o participante declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica e estiver inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Esse cadastro tem algumas exigências: renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos no total. Nesse caso, é preciso informar o NIS (Número de Identificação Social) ao realizar o cadastro no site do Enem.

Atenção: todos os que solicitam isenção por baixa renda precisam ter documentos que comprovem a situação, como holerites e extratos. Em caso de fraude, o participante pode responder criminalmente e ser excluído do exame.

Como solicitar a isenção?

Os detalhes para a solicitação de isenção da taxa de inscrição são informados no edital do Enem, geralmente publicado no mês de março.

O pedido é feito de forma digital, no site oficial do Enem, dentro do portal do Inep. Os interessados precisam informar dados pessoais e de contato (e-mail e telefone), além de anexar documentos e comprovantes caso eles sejam solicitados pelo sistema.

Prazo para pedir isenção da taxa do Enem

Os interessados em pedir a isenção do Enem normalmente têm 10 dias para fazer a solicitação, no começo do mês de abril. Esse período é anterior à etapa de inscrições, geralmente aberta na primeira quinzena do mês de maio. 

Outro ponto importante: efetuar a solicitação de isenção não significa que a inscrição no Enem tenha sido realizada. Todos os estudantes que quiserem fazer o Exame precisam efetuar a inscrição no período estabelecido pelo edital, independentemente de terem pedido isenção ou não.

Como ver o resultado da isenção?

O resultado do pedido de isenção da taxa é informado também no site oficial do Enem, ao fim do período para envio das solicitações.

Quem tiver o pedido rejeitado terá, em seguida, alguns dias para solicitar recurso por meio do próprio sistema – nesse caso, provavelmente será preciso anexar mais documentos que comprovem a situação declarada pelo participante. 

Onde estudar com a nota do Enem

O Enem é a principal porta de entrada em universidades públicas e privadas brasileiras. A nota obtida no exame é usada, por exemplo, como forma de seleção por instituições federais de todo o país participantes do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Nas faculdades particulares, o resultado pode ser usado para ingresso direto (sem fazer o vestibular) e como critério para a distribuição de bolsas de estudo – tanto via programas federais, como o ProUni (Programa Universidade para Todos), quanto por meio de programas mantidos pelas próprias instituições de ensino.

Quer algumas sugestões? Listamos abaixo algumas ótimas universidades privadas reconhecidas pelo MEC que aceitam o Enem como forma de ingresso, trabalham com programas federais e mantêm sistemas próprios de bolsas e descontos. Confira e clique para saber mais:

Navegue pelos sites das universidades acima e se informe sobre cursos, processos seletivos e programas de bolsas de estudo. 

Leia também:
Saiba o que você pode fazer com a nota do Enem
Descubra tudo sobre as inscrições do ProUni

Você está se programando para fazer o Enem? Como pretende usar sua nota? Conte para a gente nos comentários!