Exame acontece nos dias 3 e 4 de novembro, não deixe para estudar na última hora!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá apenas uma edição em 2012. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro e, para não deixar para a última hora, você pode começar a se preparar desde já.

A importância do Enem
O Enem foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998. Inicialmente, seu objetivo era avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Hoje em dia, a avaliação é também utilizada para:
– obter o certificado de conclusão do ensino médio para quem participa do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA),
– participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso, pela pontuação do Enem, a universidades públicas,
– obter pontuação para a ganhar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni),
– candidatar-se a um financiamento de mensalidade de faculdade particular, pelo Fies.

O que cai na prova do Enem
As provas do Enem contam com uma redação e 180 questões de múltipla escolha distribuídas em cinco áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.
No portal do MEC você pode consultar a base do programa de matérias que caem na prova do Enem. O arquivo se chama Matriz de Referência e pode ser baixado aqui (http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf)

Dicas para estudar para o Enem
Comece desde já a se preparar para o Enem. Baixe as provas e gabaritos dos anos anteriores e faça simulados em sua casa. Procure fazer cada prova no tempo estimado. Só depois de terminar, “corrija” sua própria prova usando o gabarito. Procure refazer as questões que não tiver acertado até ter certeza de que dominou o assunto.

Faça um cronograma, um plano de estudos realista para estudar aos poucos. Separe algumas horas por semana e siga seu plano. Você pode fazer isso enquanto for aprendendo novos conteúdos, ou revisar as matérias já aprendidas. Use o programa do Enem como guia.

Aproveite enquanto está no Ensino Médio para tirar suas dúvidas com seus professores na medida em que elas aparecem. Dessa forma você não acumula dificuldades, ganha mais confiança e chega no dia da prova com mais calma e confiança.
Consulte os temas de redação dos anos anteriores, procure fazer a sua e depois busque exemplos de boas redações daquele ano. Você também pode conversar com seu professor para entender como melhorar sua redação. E leia bastante! A leitura melhora o português, ajuda a organizar melhor as ideias e dá mais repertório e vocabulário para você se expressar com mais clareza. Além de livros, vale também ler jornais e revistas para estar por dentro dos temas da atualidade.