Veja como cancelar automaticamente sua inscrição no Enem e como ingressar para a faculdade sem a nota desse exame.

Pensando em desistir do Enem? Você não está sozinho! Todos os anos, mais de 1 milhão de inscritos confirmados não comparecem aos domingos de aplicação da prova do Enem.

Se você está com o pé atrás sobre fazer as provas deste ano, veja como cancelar a inscrição do Enem antes de pagar o boleto e o que fazer se você pagou a taxa e desistiu da prova. 

Como cancelar a inscrição do Enem

É possível ficar de fora do Enem, mas não há um botão de cancelamento que permita remover sua inscrição rapidamente. 

Você concluiu todo o processo de inscrição no Sistema Enem, emitiu o boleto e bateu a dúvida se realmente vale a pena fazer as provas? Então, não pague o boleto e a sua inscrição será cancelada automaticamente

O Inep elimina todos os inscritos que não pagaram a taxa até o último dia de vencimento do boleto. Em 2019, por exemplo, a taxa podia ser paga até 23/05. Quem não quitou o boleto até essa data ficou de fora do exame.

Agora, a notícia não é boa para quem se inscreveu no Enem, pagou o boleto e desistiu de fazer as provas: não é possível cancelar a inscrição e conseguir o reembolso da taxa. O Inep não devolve o valor da taxa de inscrição para participantes desistentes que efetuaram o pagamento do boleto.

Se esse é o seu caso, você tem duas opções: 

  1. ceitar a perda da taxa, não comparecer aos domingos de provas e esperar mais 1 ano para tentar o Enem.
  2. Se programar para estudar, fazer as provas em novembro e usar a nota para entrar na faculdade com bolsa de estudo —  isso é possível a partir de 300 pontos na média do Enem.

Considere a segunda opção. O Enem é uma prova desafiadora, mas abre muitas portas para o ensino superior em faculdades públicas e privadas.

Usando a nota do Enem para estudar em uma faculdade particular, é possível obter bolsa de estudos com até 100% de desconto na mensalidade sem precisar fazer novas provas —  em pouquíssimos dias você consegue se matricular em um curso presencial ou EAD.

Como entrar para a faculdade sem precisar do Enem

Sim, é possível ingressar num bacharelado, numa licenciatura ou numa graduação tecnológica sem o Enem. As principais formas de entrada são:

  • Vestibular interno aplicado pela faculdade.
  • Portador de diploma de graduação.
  • Transferência de outra faculdade.

O vestibular interno aplicado pela própria faculdade privada ou pública é a principal forma de ingresso para quem não fez o Enem. 

Dependendo da faculdade, o vestibular pode ser uma Redação ou provas objetivas com 30 a 45 questões sobre diferentes assuntos estudados ao longo do ensino médio, como Matemática e Língua Portuguesa. 

O ingresso para portadores de diploma é uma mão na roda para quem já é graduado. Basta se inscrever no site da faculdade, apresentar seus documentos de identificação pessoal, o diploma e o histórico escolar da primeira graduação. 

Já a transferência só é permitida para quem está matriculado em uma faculdade e deseja terminar os estudos em outra instituição. Para entrar dessa forma, basta solicitar a transferência no polo EAD ou campus da nova faculdade e seguir as orientações da instituição.

Interessado em uma dessas alternativas? Veja algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que disponibilizam essas formas de ingresso:

Onde entrar direto na graduação usando a nota do Enem a partir de 2010

Você sabia que é possível usar a nota de outras edições do Enem (a partir de 2010) para entrar em faculdades privadas? E o melhor: recebendo uma bolsa de estudo de até 100% de desconto na mensalidade.

Na Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), por exemplo, com nota entre 300 e 449 pontos na média do Enem:

  • a inscrição é gratuita
  • a aprovação é automática em bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico (exceto para Medicina Humana) 
  • a bolsa é de até 55%, válida para o curso todo —  quanto maior a nota, maior a bolsa de estudo para o curso presencial ou EAD.

Interessado? Listamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem, disponibilizam bolsa de estudo e permitem financiar a graduação facilmente:

Veja também:

Saiba tudo sobre bolsas de estudo para entrar em uma faculdade

Pronto! Agora você já sabe como cancelar a inscrição no Enem. Qual forma de ingresso você vai usar para entrar na faculdade: vestibular interno, portador de diploma, transferência ou nota de outra edição do Enem? Deixe seu comentário!