Como conferir o resultado do Sisutec

Sisutec — Escrito por

Assim como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) surgiu como um complemento às práticas de desenvolvimento e educação, como é também o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O objetivo é ampliar as oportunidades para a profissionalização, através de vagas gratuitas para os candidatos que tenham o ensino médio completo, desde que tenham realizado o Exame no ano da candidatura, em instituições públicas e privadas da educação profissional e tecnológica, além das universidades que tenham cursos nessas áreas.

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso nas áreas oferecidas, por ordem de preferência, e serão selecionados de acordo com suas notas no ENEM. Lembre-se que os alunos não podem ter tirado zero na redação e que há instituições que cobram nota mínima em uma ou mais provas objetivas. Por isso, fique atento aos requisitos de cada instituição de interesse. Para se inscrever, basta entrar no site do programa e se cadastrar gratuitamente.

Como verificar o resultado e se matricular no Sisutec?

Os alunos podem conferir os resultados no próprio site do Sisutec, nas instituições participantes ou pelo telefone 0800-616161. Os candidatos que não foram convocados na primeira chamada, poderão aguardar pela segunda chamada, momento em que uma nova relação de aprovados será divulgada.

As matrículas são realizadas na instituição de ensino onde o aluno foi aprovado, que também vai informar o local, o horário e os documentos necessários para a sua realização. Na segunda chamada o procedimento é o mesmo.

Como me inscrever para as vagas remanescentes?

Se as vagas disponíveis não forem preenchidas, ainda existe a oportunidade de se inscrever gratuitamente no site do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego) para concorrer a elas. Nesse caso, exige-se apenas do aluno a conclusão no ensino médio, sem a necessidade de que tenha feito a prova do ENEM. A convocação será feita por ordem de inscrição, na própria instituição de ensino de interesse. Por isso, é importante acompanhar todo o processo seletivo para não perder essa chance.

Como funciona o sistema de cotas para o Sisutec

O sistema de cotas do Sisutec foi ampliado em relação ao ENEM. De acordo com o MEC, 85% das vagas oferecidas pelo programa serão destinadas aos estudantes que, independentemente da renda familiar per capita, tenham cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou até instituições privadas, desde que como bolsista integral.

Além disso, nas instituições da rede federal, são reservadas 50% das vagas para estudantes com famílias de renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou com bolsa integral em instituições privadas.

Para os estudantes autodeclarados negros, pardos ou indígenas, que tenham interesse em se matricular em redes federais de ensino, será reservado um percentual, por curso e turno, correspondentes aos dados populacionais mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para esses, a condição de ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral também é válida.

As informações foram úteis para saber um pouco mais sobre o Sisutec? Agora que você já sabe como conferir o resultado do Sisutec, fique de olho nas datas e não deixe esta oportunidade passar! Caso ainda restem dúvidas, aproveite os comentários abaixo para esclarecê-las!

Tags: , , ,

Comente