Como conseguir certificado do ensino médio com o ENEM

Enem — Escrito por

Pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é possível conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para isso é necessário fazer a prova e alcançar a nota mínima estabelecida em Edital. É possível ainda conseguir proficiência parcial em alguma(s) das quatro áreas do conhecimento, caso não atinja a nota mínima em todas as áreas.

As inscrições para o ENEM 2013 já estão abertas e seguem até o dia 27 de maio, exclusivamente pela internet. A taxa, que é de R$ 35,00, pode ser paga até o dia 29 de maio em qualquer agência do Banco do Brasil. Estudantes que estejam concluindo o Ensino Médio em escolas públicas podem solicitar a isenção da taxa no momento da inscrição, assim como os candidatos que comprovem ser de baixa renda com até 1,5 salário mínimo de renda familiar mensal per capita.

Para poder solicitar o certificado de Ensino Médio é necessário que o estudante marque a opção correspondente no momento da inscrição. Após isso é preciso realizar a prova e esperar pelo resultado. As regras para solicitar o certificado do ensino médio nesta edição são as mesmas do ano passado, confira:

Regras

Idade

Para ter direito a solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos de idade até a data da primeira prova. Os candidatos que não tenham concluído o Ensino Fundamental também podem participar.

Notas

As notas mínimas para conseguir o certificado são:

Provas objetivas

Ter conseguido, no mínimo, 450 pontos em cada área de conhecimento das provas objetivas.

Redação

Na prova de Redação a nota mínima exigida para solicitar o certificado é de 500 pontos.

Proficiência Parcial

Como dito anteriormente, é possível solicitar também a proficiência parcial. Essa opção é destinada aos estudantes que alcançaram a nota mínima em uma, ou mais, áreas do conhecimento e não em todas. Apenas para a prova de Linguagens, para conseguir a proficiência é necessário ter alcançado a nota mínima também na prova de redação. Com isso é possível obter o certificado de conclusão do Ensino Médio fazendo o ENEM novamente e conseguindo a proficiência nas matérias que faltam.

Emissão do Certificado

Após o resultado da prova é necessário ir até a instituição certificadora, escolhida também no momento da inscrição, para se informar sobre a documentação necessária para solicitar o certificado. A emissão do certificado leva de 15 a 30 dias úteis. Vale lembrar que as instituições certificadoras aceitam apenas os resultados do último ENEM realizado.

ENEM

As provas do ENEM 2013 estão previstas para serem aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, sábado e domingo, respectivamente. No primeiro dia de provas são avaliados os conhecimentos nas áreas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias, já no segundo dia as provas são de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e a prova de Redação.

Pelo ENEM é possível, além de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, participar dos processos de seleção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em algumas universidades o ENEM é utilizado como primeira fase do processo de seleção.

 

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

 

Tags: , , , , , ,

Comente