Como é corrigida a Redação do ENEM?

Enem — Escrito por

A prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sempre foi motivo de muita discussão e discórdia. Em todas as edições anteriores muitos alunos reclamaram e discordaram do resultado oficial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Muitos desses estudantes, inclusive, entraram com ações na justiça para poder ver a correção da prova e entender o real motivo das notas, duvidando da real correção da mesma.

Por esse motivo, a partir de 2013 ficou estabelecido que o MEC deveria divulgar a todos os estudantes que participaram do ENEM a cópia digitalizada da redação e sua devida correção. Dessa forma, tornando o exame mais transparente e confiável.

Como é feita a correção da prova?

A prova de redação do ENEM é corrigida por, pelo menos, dois professores distintos e independentes, sem que um saiba a nota atribuída pelo outro. Se a nota divulgada por um desses avaliadores apresentar diferença maior que 100 pontos da nota total, ou 80 pontos em cada item avaliado, em relação ao segundo corretor, a prova será avaliada por um terceiro corretor.

Se, ainda assim a prova apresentar discrepância entre as notas, ela é levada a uma banca composta por três professores, que determinará a nota final do candidato.

Competências Avaliadas

A correção da prova leva em consideração cinco competências, com valor máximo de 200 pontos cada e mínimo de 0 (zero), totalizando 1000 pontos. As competências avaliadas são:

  1. Demonstrar domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.
  2. Compreender o tema proposto e desenvolver de forma adequada em acordo com a estrutura Dissertativo-argumentativa em prosa.
  3. Defender um ponto de vista de maneira coerente e coesa.
  4. Demonstrar conhecimento dos diversos mecanismos oferecidos pela linguagem na argumentação.
  5. Elaborar uma proposta de solução para o problema exposto, desde que com respeito os Direitos Humanos.

Nota Zero

A redação terá atribuída nota zero, caso apresente alguma das características a seguir:

  • Fuga total em relação ao tema proposto.
  • Texto fora da estrutura dissertativo-argumentativa.
  • Redação com até 7 (sete) linhas.
  • Desenhos e outras atitudes inapropriadas de forma proposital sem conexão ao tema proposto.
  • Desrespeito aos Direitos Humanos.
  • Folha da Redação entregue em Branco.

Quando a correção é divulgada?

A correção da prova de Redação do ENEM ainda não tem data prevista para ser divulgada, porém, na última edição a divulgação aconteceu um mês após o resultado oficial do exame. Através dessa correção é possível verificar a nota em cada competência avaliada e quais comentários foram feitos pelos avaliadores.

Onde posso ter acesso?

Para acessar o espelho da Redação, basta acessar o site do resultado do ENEM, no boletim individual, e fazer o download da prova.

O que posso fazer caso discorde da nota?

A vista da prova de Redação é destinada apenas para fins pedagógicos, não cabendo recursos aos estudantes.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , ,

Comente