Conheça os melhores jeitos de entrar na faculdade particular

Vestibular — Escrito por

Como entrar para uma faculdade particular: conheça as diferentes maneiras de conseguir uma vaga no ensino superior privado e veja onde estudar!

Sabemos que o vestibular é uma prova que deixa muitas pessoas tensas. 

Dependendo do curso ou da instituição escolhida, conquistar uma vaga pode ser um grande desafio e alguns alunos se preparam durante anos até conseguir ingressar na graduação.

Porém, o vestibular não é a única maneira de entrar para a faculdade: há opções mais simples e menos burocráticas de se fazer um curso superior e obter o tão desejado diploma.

Neste artigo, vamos contar tudo sobre como entrar para a faculdade particular e ainda apresentar instituições reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar sem complicações. Confira!

Como entrar na faculdade particular pelo vestibular tradicional

O vestibular é a maneira tradicional de ingressar no ensino superior e ainda é adotado por muitas universidades públicas e privadas. 

Cada instituição costuma ter o seu próprio exame, que geralmente envolve uma prova objetiva, uma prova dissertativa e uma prova de Redação. 

Dependendo do curso, algumas faculdades exigem também que o aluno faça uma prova de habilidades específicas.

O vestibular tradicional costuma acontecer em uma data pré-estabelecida. 

Porém, em faculdades particulares como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), o aluno tem  como possibilidade o agendamento da prova na data que for conveniente, dentro do calendário disponibilizado pela instituição.

Como entrar para a faculdade particular utilizando a nota do Enem

Atualmente, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior: quem apresenta um bom desempenho no exame, tem a chance de se inscrever no processo seletivo de diversas instituições do Brasil.

Com a nota do Enem, o aluno pode participar dos três principais programas oferecidos pelo governo: 

  • o Sisu, que distribui vagas em universidades públicas
  • o ProUni, que concede bolsas de estudos em faculdades particulares
  • o FIES, programa de financiamento das mensalidades em instituição privada, válido apenas para os cursos presenciais.

Já em algumas faculdades, como a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), é possível utilizar a nota do Enem como forma de ingresso.

Os alunos que conseguem lograr um bom desempenho no exame podem entrar na Unopar apresentando a nota, com a pontuação mínima exigida, fazendo a matrícula, sem necessidade de prestar vestibular.

Como entrar para a faculdade particular através do ProUni

Como adiantamos, o ProUni é um programa do governo federal, que todos os anos concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares brasileiras.

A disputa é acirrada e, para participar, o aluno precisa atender aos requisitos exigidos pelo Ministério da Educação: 

  • ter renda familiar mensal de até três salários mínimos
  • ter cursado o ensino médio em escola pública (ou como bolsista integral na rede privada)
  • não ter diploma de nível superior. 

Além disso, ele deve alcançar sua nota igual ou superior a 450 pontos e acima de zero na Redação, conforme o que consta na edição mais recente do Enem. 

Para dar mais oportunidades ainda, o ProUni abre inscrições duas vezes ao ano.

Como entrar para a faculdade particular sem fazer vestibular

Quem prefere garantir uma vaga em faculdade particular sem precisar gastar tempo nos processos seletivos concorridos, vai encontrar algumas opções bem práticas. Veja:

Ingresso direto pela nota do Enem 

Assim como mencionamos mais acima, é possível utilizar a nota do Enem para conseguir uma vaga em faculdade particular. 

Quem fez qualquer edição da prova de 2010 para cá, pode procurar a opção “Ingresso com a nota do Enem” durante a inscrição na faculdade desejada, informando sua pontuação. 

Caso tenha direito à vaga, basta se dirigir até a faculdade portando o comprovante e toda a documentação necessária para fazer a matrícula.

Esta opção costuma ser válida para cursos presenciais e a distância, exceto Medicina.

Transferência externa

Quem já passou por um processo seletivo e está matriculado em um curso de nível superior mas, por algum motivo, deseja mudar de instituição, tem a opção de solicitar uma transferência. 

O processo costuma ser simples, bastando que o aluno apresente a documentação exigida.

Reingresso

Quem já concluiu a graduação pode fazer um novo curso sem passar pelo vestibular. 

As faculdades particulares costumam contar com um sistema de reingresso facilitado, que visa preencher as vagas ociosas. 

Faculdades particulares em que vale a pena estudar

Agora que você já viu as diferentes maneiras de como entrar para a faculdade particular, vai conhecer algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que trabalham com variados sistemas de seleção: entre eles, o vestibular tradicional e o ingresso pela nota do Enem. Confira:

Vale lembrar que as faculdades listadas acima oferecem benefícios como bolsas de estudos, descontos em mensalidades, convênios e financiamentos próprios sem burocracia. Entre no site da instituição desejada e veja como se inscrever!

Saiba também:

Vale a pena fazer faculdade a distância? Entenda

Saiba como tirar o diploma da faculdade em apenas 2 anos

Está planejando entrar para a faculdade particular? Conte para a gente nos comentários em qual forma de ingresso você pretende apostar.

Comente