Entrar na faculdade é quase sempre uma árdua tarefa para estudantes, principalmente se a faculdade dos sonhos está entre as mais concorridas e você, por motivos financeiros, falta de tempo ou opção, não irá estudar em um cursinho pré vestibular. Cuntudo é possível estudar em casa para o vestibular e ainda assim ser aprovado nas melhores faculdades. De fato, estra é a rotina de muitos estudantes que todos os anos passam nos mais concorridos vestibulares sem cursinho. O Enem Virtual estudou os modelos de estudos mais eficientes feito por estudantes que estudam em cursos de educação a distância e adaptou para ao vestibular e Enem para que você tivesse o melhor aproveitamento possível estudando em casa sem cursinho. Veja abaixo como se preparar para o vestibular e o Enem sem cursinho

Como Entrar na Faculdade sem Cursinho

A educação a distância está baseada na premissa que os estudantes estão ao centro do processo de aprendizagem, assumem responsabilidade pela própria aprendizagem, e estudam ao seu modo e no lugar que escolheram.  Este modelo de estudo é feito levantando em conta a autonomia. Da mesma forma, na hora de estudar par ao vestibular você pode usar os mesmos princípios para conseguir programar sua rotina de estudos em casa ou na biblioteca.

Há um lado bom e um ruim em relação a estudar para o vestibular em casa:

O lado bom: estudos mostraram que alguns estudantes apresentaram um desempenho pessoal melhor estudando em casa, desde que concluam o estudo.

O lado ruim: muitos estudantes tendem a procrastinar e ou perder o interesse estudnado em casa, muitos inclusive desistem no decorrer do curso.

Seja disciplinado.

É preciso muita disciplina paraestudar em casa. Em sua casa você possuia a geladeira, a tv, internet, o telefone e outras distrações muito próximos a você. Num curso regular, quando você está entediado, você não pode se levantar, pegar um refrigerante e ligar a tv, já em casa sim, por isso é preciso muito cuidado. Procure não sair do local de estudo. Leve tudo o que precisar para o local de estudo (água, bolachas, refrigerantes) e procuro só deixar o local após terminado o estudo. Se possível desligue o telefone ou peça que alguém o atenda e anote os recados.

Não use o tempo reservado ao estudo para ir ao supermercado, banco, padaria, ou qualquer outro lugar. Sempre que pensar em fazer algo durante o período de estudo se pergunte: Eu faria isso se estivesse em um curso regular?

Seja focado.

Uma grande distração para quem estuda à distância pela internet é a própria internet. Em uma aula regular, na sala de aula, se você está entediado ou um pouco desinteressado, você não pode simplesmente se levantar e ir jogar futebol. Já na internet, você pode ser tentato a visitar algum outro site durante seu  período de estudo, por estar desmotivado, cansado ou desatento. Resista à tentação. Você terá muito tempo livre para visitar outros sites, ler e responder e-mails depois dos estudos.

Condições para ser bem sucedido estudando em casa:

  1. Seja organizado:
  2. Para conseguir um aproveitamento efetivo em um curso à distância é necessário que você seja organizado.
  3. Separe os materiais que utilizará durante o curso: livros, cadernos, sites para pesquisa…
  4. Sempre que possível, examine a matéria a ser estudada no dia seguinte.
  5. Faça uma programação da mensal.
  6. Faça um planejamento. Crie uma agenda semanal de estudos
  7. Tenha um horário específico para estudar. Não comece a estudar em um dia às 10 da manhã e no outro dia às 5 da tarde. Separe um horário do seu dia para se dedica exclusivamente ao curso.
  8. Monte uma grade de horários mensal.
  9. Separe um tempo para estudar o que foi aprendido no curso e fazer os exercícios.

Vestibular Online

Hoje é possível encontrar todo conteúdo programático dos principais vestibulares na internet. Faça uma busca online pelo material que voc6e precisa para estudar. Seguindo estas dicas, tenho certeza que em breve você será aprovado na faculdade, e melhor, sem cursinho