Veja aqui quais são os critérios para participar do Sisu e aprenda como fazer sua inscrição passo a passo!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite que você aproveite a nota do Enem para concorrer a vagas em universidades públicas do Brasil inteiro! Preparamos um artigo completo explicando como fazer para participar.

Entre os programas de acesso ao ensino superior que utilizam a nota do Enem (como ProUni e FIES), o Sisu costuma ser o mais concorrido, justamente por dar acesso a instituições públicas. 

Por isso, é importante ficar atento ao cronograma e saber como se inscrever corretamente para não perder a oportunidade. Veja o que é preciso para entrar no Sisu.

Como entrar no Sisu?

O primeiro passo para participar do Sisu é ter feito a edição mais recente do Enem, com nota diferente de zero na redação. Se você preenche esses dois requisitos, pode fazer a inscrição no Sisu para tentar uma vaga na universidade pública. 

Inscrição

As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do Sisu-MEC. O período de inscrições costuma durar apenas 4 dias, portanto, é importante ficar atento ao prazo para não ficar de fora!

O período de inscrições do Sisu geralmente abre na segunda quinzena de janeiro (na edição do primeiro semestre) e no início de junho (edição do segundo semestre).

Para se inscrever, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem. Na inscrição ele pode escolher até duas opções de curso. 

É possível pesquisar as vagas disponíveis por cidade, instituição ou nome do curso. O candidato também pode verificar as modalidades de vagas ofertadas (ampla concorrência ou cotas).

Depois de selecionar suas opções de curso, é só confirmar a inscrição e pronto, você já entrou no Sisu! É bom saber que as opções de curso podem ser alteradas durante todo o período de inscrições, valendo a última inscrição registrada para fins de classificação.

Após finalizar sua inscrição no Sisu, é possível imprimir o comprovante de participação.

Notas de corte

Durante o período de inscrições do Sisu, as notas de corte aproximadas de cada curso são divulgadas uma vez por dia. Nota de corte é a menor nota que o candidato precisa ter tirado no Enem para conseguir uma vaga pelo Sisu.

As notas de corte divulgadas durante as inscrições são calculadas com base no número de vagas e nota do Enem dos candidatos de cada curso. Porém, como o cálculo não é feito em tempo real, as notas são aproximadas e servem apenas como uma referência.

Por exemplo, se um candidato tirou 600 pontos no Enem e a nota de corte para o curso escolhido está acima de 750 pontos, é aconselhável mudar para uma opção com nota de corte mais próxima de 600 pontos.

Resultado do Sisu

Os candidatos aprovados no Sisu não convocados em uma única chamada regular. O resultado pode ser conferido no site do Sisu-MEC.

Lista de espera

Quem não for aprovado em nenhuma opção de curso no Sisu pode participar da lista de espera. Para isso, deve manifestar o interesse (pelo site do Sisu) dentro do prazo estipulado em cada edição.

Cronograma do Sisu

O Sisu costuma realizar duas edições a cada ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Veja a seguir quando cada etapa costuma ocorrer:

DATAS DO SISU/PRIMEIRO SEMESTRE

  • Período de inscrições: segunda quinzena de janeiro.
  • Resultado da chamada regular: final de janeiro.
  • Prazo para participar da lista de espera: início de fevereiro.
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: do início de fevereiro ao final de abril.

DATAS DO SISU/SEGUNDO SEMESTRE

  • Período de inscrições: início de junho.
  • Resultado da chamada regular: primeira quinzena de junho.
  • Prazo para participar da lista de espera: meados de junho.
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir da segunda quinzena de junho.

O que fazer se não passar no Sisu

O Sisu costuma ser bem concorrido, para todos os cursos. Sendo assim, muitos candidatos acabam por ficar sem a sonhada vaga na universidade pública. A boa notícia é que existem opções de como usar a nota do Enem para entrar em uma boa faculdade particular!

ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares. Vale para cursos presenciais e a distância. 

Para participar do ProUni, é preciso ter feito a edição mais recente do Enem, com nota média igual ou superior a 450 pontos, e nota acima de zero na redação.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem e também é preciso preencher alguns requisitos socioeconômicos para ter direito às bolsas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do ProUni.

FIES

O FIES disponibiliza financiamentos a juros baixos para cursos superiores presenciais em faculdades privadas, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Para participar, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota média acima igual ou maior que 450 pontos, e nota acima de zero na redação. 

Os candidatos também devem ter renda familiar de no máximo três ou cinco salários mínimos, de acordo com a modalidade de financiamento a ser contratada. As inscrições devem ser feitas pelo site do FIES.

Ingresso direto em faculdades particulares

Ingresso direto é quando o candidato usa a nota do Enem para entrar direto em um curso de uma faculdade particular, sem fazer o vestibular interno. Muitas faculdades ainda dão bolsas de estudos e grandes descontos aos alunos que entram com a nota do Enem.

A nota mínima do Enem para entrar direto em uma faculdade privada pode variar conforme o curso e a instituição. Porém, de modo geral, uma nota média de 300 pontos, sem ter zerado na redação, já garante a vaga e uma bolsa de estudos parcial ou desconto.

Normalmente são aceitas notas do Enem a partir da edição de 2010. O ingresso direto vale tanto para cursos presenciais quanto EAD.

Onde estudar com a nota do Enem

Veja a seguir uma lista de ótimas faculdades autorizadas pelo MEC onde você pode usar a nota do Enem para entrar direto e ganhar bolsas de estudos de até 100%:

Saiba mais:

Conheça os cursos que têm as menores notas de corte no Sisu

Descubra como calcular a nota do Enem

Depois de ficar bem informado sobre o Sisu e conhecer outras opções de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade, conte para a gente nos comentários: qual curso você quer fazer?