Escolher a universidade entre as mais de 2000 universidades e faculdades do Brasil sem dúvida não é tarefa fácil. Mais do que o lugar onde você irá passar provavelmente os próximos anos de sua vida, a universidade irá formar sua base intelectual e prover-lhe habilidades específicas que você levará consigo por possivelmente toda sua vida. O Enem Virtual criou uma lista com todos os passos que você deve tomar antes de decidir. Veja o ideal com todas as estratégias para você escolher a universidade certa e fazer uma das mais importantes decisões de sua vida.

Como Escolher a Universidade.

Localização da Universidade

Você pode ter decidido há anos qual a faculdade que você irá cursar, mas será que ela é uma opção viável? A faculdade dos seus sonhos pode virar um pesadêlo se você tiver que enfrentar 2 horas de trânsito todos os dias para chegar às aulas. Algumas universidades e faculdades estão espalhadas por múltiplos campi por toda a cidade, enquanto outras possuem apenas um campus. Procure saber se a localização de sua faculdade lhe permite chegar às aulas a tempo e lhe permita exercer outras atividades habituais. Procure também saber quão conveniente é a abrangência do transporte para sua futura universidade. Existem muitos ônibus que lhe levam de sua casa ou trabalho rapidamente à faculdade? Ela fica perto de uma estação de trem? Possui estacionamento próximo?  Avalie com calma se a localização do campi lhe é conveniente para não perder a paciência antes de chegar à aula.

Especialização da Faculdade

Muitas universidades possuem vários cursos, mas são especializadas em cursos específicos. Procure se informar sobre as faculdades que são reconhecidas pela área que você pretende cursar. Talvez a faculdade de seu interesse seja excelente na área de administração, mas sem um grande potencial para enfermagem. Informe-se sobre a avaliação da faculdade para o curso de seu interesse.

Conteúdo Extra Curricular

Você não ingressa em uma universidade ou faculdade apenas para estudar uma área específica. Os conteúdos extra curriculares podem lhe ajudar a não somente melhorar a assimilação do seu curso, mas a desenvolver novas habilidades ou exercer atividades de seu interesse. Você é um guitarrista em uma banda de rock? Sua faculdade pode ter eventos especiais para músicos? Atleta amador? Algumas faculdades possuem um grande investimento para atividades esportivas. Quem sabe você não pode ser o artilheiro do time de sua universidade no próximo campeonato universitário?

Colocação no Mercado

Muitas faculdades e universidades possuem programas especiais para colocação de seus alunos no mercado. Outras, possuem parcerias com grandes empresas em áreas de seu interessse. Informe-se através do sites das universidades que você pretende prestar como elas ajudam o aluno na colocação no mercado e qual a porcentagem de alunos atuando em suas áreas após o término do curso.

Bolsas Universitárias

Muitas vezes a faculdade de seus sonhos pode estar algumas centenas de reais além de seu orçamento. Contudo muitas faculdades oferecem várias opções de bolsas escolares para seus alunos. Procure saber quais tipos de bolsas de estudo a faculdade oferece e em quais condições elas são oferecidas. Muitas faculdades oferecem mais de uma opção de bolsas como o Prouni, Fies, Bolsas Esportivas ou parceria com bancos que financiam sua universidade a juros menores.

Ambientação

Nada disso adianta se você não se sentir bem em sua faculdade. Procure visitar a universidade antes do vestibular, conhecer as instalações, o quadro de professores, as facilidades oferecidas e os recursos disponíveis aos alunos. Lembre-se que é lá que você irá passar os próximos anos de sua vida.

Estes são os principais fatores que você deve levar em conta antes de escolher a universidade que irá cursar. Outros fatores a serem considerados são: Qualificações e currículo dos professores, depoimento de alunos e ex-alunos, conteúdo programático e investimento em pesquisas.

Levando estes fatores em conta na hora da escolha você certamente terá muitos anos felizes pela frente.