Como escolher o curso pré-vestibular

Atualidades, Dicas do Vestibular, Enem — Escrito por

Após a conclusão do Ensino Médio, muitos jovens prestam vestibulares e acabam não conseguindo uma vaga em uma boa faculdade de ensino superior, seja ela pública ou privada. Para ajudar na preparação para um novo processo seletivo, cada dia surgem mais e mais cursos especializados nessa preparação, os famosos “cursinhos“.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Alguns cursinhos pré-vestibulares são ministrados gratuitamente nas próprias Instituições de Ensino Superior Públicas. O grupo que fornece essas aulas, normalmente, é formado por voluntários, sejam eles professores ou alunos de graduação. Nessas aulas o foco, geralmente, é voltado para o estilo de prova adotado na Instituição em questão. Como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é usado no processo seletivo de muitas universidades públicas, até mesmo substituindo o tradicional vestibular, o foco de muitos desses cursinhos vem sendo direcionado para Enem.

Para conseguir uma vaga nesses cursinhos gratuitos é necessário realizar um pequeno processo seletivo e posteriormente uma avaliação financeira. Estes cursos são focados naqueles alunos que não possuem renda suficiente para investir na preparação para o vestibular.

Ao abordar os cursos pré-vestibulares privados, abre-se um leque imenso de opções. Cada curso utiliza um material didático específico e possui sua equipe de professores. Muitos cursinhos se especializam para um único tipo de vestibular ou curso, ou dividem a equipe em duas ou três áreas, formando turmas com objetivos diferentes. Por exemplo, para um aluno que deseja prestar vestibular tradicional em uma renomada faculdade de medicina, a preparação deve ser diferente da preparação para um aluno que deseja ingressar em um curso de engenharia, utilizando ou não a nota do Enem, já que as notas obtidas nas diferentes áreas de conhecimento podem ter pesos diferentes na formação da nota final, de acordo com o curso e universidade almejados.

Desta forma, cada curso pré-vestibular tem seu ponto forte e se destaca por atender determinado grupo de alunos. É difícil selecionar os melhores, responsabilidade de um bom resultado não está apenas no cursinho, mas, principalmente, no empenho de cada um em seus estudos.

Antes de escolher onde se preparar faça uma pesquisa na sua cidade e nas proximidades dela para ver quais as opções de cursos pré-vestibulares estão ao seu alcance. Conheça a equipe de professores, o material didático, como são divididas as turmas, duração das aulas, se fornece aulas extras, se o espaço de estudo é adequado e considere seus critérios pessoais também. Com essas informações em mãos, fica mais fácil selecionar a estrutura de ensino que se enquadra mais ao seu perfil e objetivo.

Muitos cursos pré-vestibulares privados promovem um pequeno simulado para distribuir algumas bolsas integrais e parciais, com descontos que variam de acordo com o número de acertos na prova. Por isso, ao escolher o cursinho de sua preferência, fique atento às promoções e oportunidades de descontos que podem surgir.

Outra opção são os cursinhos a distância. Nessa metodologia de ensino, você precisa somente de um computador ligado à internet. Ao contratar o serviço, será disponibilizado o acesso aos materiais, professores, fórum de discussões, simulados, entre outros recursos, tudo de forma online (sem sair de casa). Este método de aprendizado cobra maior dedicação, concentração, disciplina e organização dos horários de estudo.

Após conhecer as possíveis alternativas de cursos pré-vestibulares, o momento é de análise e de escolha da melhor opção para você. Um critério importante é o custo-beneficio, onde se avalia o que é fornecido e a qualidade do serviço/material pelo preço cobrado. Não se matricule no primeiro cursinho que se deparar, tenha certeza de que a opção escolhida é ideal para suprir suas necessidades.

Tags: , ,

Comente