Quando um escritor – mesmo entre os escritores mais conhecidos – escreve um livro, ele geralmente reescreve várias partes do livro, acrescenta ou exclui alguns capítulos, revisa todo texto e somente quando este lhe parece satisfatório, o envia para editora. Na editora há um profissional responsável pela correção do texto que lê o livro inteiro cuidadosamente em busca de alguns erros de gramática, acentuação, pontuação e até concordância (os grandes escritores também erram). Após lido, relido e corrigido o livro será impresso e colocado à venda (alguns processos foram pulados).

Numa redação para o vestibular o processo é semelhante, porém mais ágil e menos complicado. Assim como na criação de um livro, você não pode apenas elaborar um texto, escrevê-lo e entregá-lo para correção, isso seria na melhor das hipóteses bastante arriscado.

Primeiro escreva sua redação em um rascunho, ali você poderá colocar suas idéias de uma forma rápida, sem se preocupar com a caligrafia e formatação. O rascunho é a base de sua redação. Após o término do rascunho você poderá reescrevê-la com mais cuidado, mudar alguns pontos, e até retirar ou acrescentar algumas idéias. Tome cuidado, pois como o rascunho é feito rapidamente e sem muito cuidado, alguns erros de ortografia e concordância podem passar despercebidos. Leia atentamente seu rascunho antes de passá-lo para seu texto final.

Não perca muito tempo escrevendo o rascunho, lembre-se que você ainda precisará  corrigi-lo e passá-lo para folha de redação.

Como Escrever um Rascunho da Redação

Escrever um rascunho da redação é um processo importante, mas bastante simples.

  1. Separe não mais que 50% do tempo disponível para o rascunho
  2. Organize suas idéias para a Redação
  3. Divida o rascunho de sua redação em três partes: introdução, desenvolvimento, conclusão
  4. Comece pela parte que lhe deixa mais confortável.
  5. Não se preocupe muito com pequenos erros ou frases mal construídas, muitas coisas poderão ser alteradas na redação final
  6. Finalize todas as partes.
  7. Leia novamente e corrija os erros e reconstrua frases se necessário
  8. Passe o texto para a página final de redação. (nesta etapa é importante não fazer muitas alterações no texto original – rascunho – pois pode impedir que você termine a redação a tempo.

Lembre-se que você não poderá alterar a redação final, por isso faça todas as alterações durante a fase do rascunho.

Certamente se você notará que estes passos facilitarão o processo de escrita.