Como estudar para o Enem 2012

Enem — Escrito por

Desde 2010 que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido utilizado em processos seletivos para vagas disponíveis de cursos de graduação e é a porta de entrada em Instituições de Ensino Superior Públicas e Particulares através de bolsas. Desta forma, a disputa por uma vaga na faculdade ficou mais acirrada e exigiu que fosse dado maior atenção sobre o Exame e a dedicação nos estudos dirigidos para a realização das provas.

A data para a realização do ENEM já está se aproximando. Para quem precisa dar um gás nos estudos já está passando da hora, mas ainda dá tempo de correr atrás. Quanto mais próxima a data do exame, maior é a tensão dos estudantes e a ansiedade e o medo podem atrapalhar um pouco o candidato na concentração para os estudos.

Para conseguir bons resultados a primeira dica é manter a calma e o foco, pensar positivo também trará resultados bastante positivos em suas horas de estudos diários e durante a realização da prova.

A leitura é essencial. Leia muito e sobre tudo! Procure notícias atuais em jornais, revistas, veja também noticiários. Mantenha-se atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo principalmente atualidades que dizem respeito à política, meio ambiente, economia e energia. Procure fazer comparações com os acontecimentos marcantes e os fatos históricos que podem ter alguma ligação.

A prática da escrita é outro fator importantíssimo. Para escrever bem, é preciso ler, portanto a leitura mais uma vez é imprescindível. Escrever também é treino, pegue os temas de redações de edições anteriores do ENEM e refaça, estude bem o estilo pedido e as técnicas de como redigir bem uma redação do tipo dissertação.

O exame exige do participante capacidade de leitura e principalmente de interpretação de textos. Decorar para um exame como o ENEM não faz muito sentido. Os temas abordados nas questões forçam os participantes a demonstrarem que estão munidos de conhecimento e que aprenderam sobre as matérias de determinadas disciplinas durante todo o período escolar, principalmente no Ensino Médio. As fórmulas, em sua maioria, caem em contextos que pedem para serem mostradas de que maneira podem ser aplicadas e não são exigidas deduções, por isso, decorar não é muito indicado.

Falar em estudar todas as matérias que o estudante viu nos três anos de Ensino médio, pode parecer matéria demais e muito abrangente. As questões que estão presentes no exame podem ter abordagem sobre vários temas em apenas uma questão, portanto, o participante precisa estar antenado sobre todos os conteúdos vistos em sala de aula durante todo o Ensino Médio. A ideia é revisar! Pegue seus rascunhos e cadernos antigos, isso poderá ajudar bastante.

Mais uma dica um tanto interessante, pegue as provas de edições anteriores, algumas matérias costumam aparecer de alguma forma em todos os anos. Dê uma aprofundada nos estudos nesses conteúdos e a suas disciplinas, assim o candidato já consegue assegurar algumas questões corretas e alguns pontos na hora do exame.

O ENEM 2012

O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 3 e 4 de Novembro de 2012. A prova que será aplicada no primeiro dia, 3 de Novembro, corresponderá as disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ambas as provas terão 45 questões, totalizando 90 questões e o participante do exame terá 4 horas e meia para responder toda a prova.

No segundo dia, 4 de Novembro,  as disciplinas que aparecerão são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática, Código e suas Tecnologias, que também totalizam 90 questões, 45 de cada disciplina. É no segundo dia de provas que é pedido também uma redação. Por conta disso, o participante ganha 1 hora a mais para a realização das três provas, totalizando 5 horas e meia para concluir o exame.

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias inclui a língua estrangeira, português e literatura. Na língua estrangeira o candidato da prova escolhe a língua a seu critério, são duas opções, o Inglês e o Espanhol.

[Ache os cursos e as faculdades ideais para você!]

Tags: , ,

Comente