Quer fazer o Encceja 2020 e ainda não sabe como fazer a inscrição? Vem que a gente te conta!

Desde 2002 o Ministério da Educação (MEC), por meio de um dos seus órgãos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) organiza e aplica o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que é o Encceja.

Se você não terminou o ensino fundamental ou o médio, e for aprovado neste exame, terá o certificado dos dois cursos. Até 2016, você podia fazer o Enem para ter o diploma do médio, mas, de 2017 para cá, a certificação passou a ser só pelo Encceja.

Quem pode fazer o Encceja

Para participar do Encceja, pretendendo a certificação do ensino fundamental, você deve ter pelo menos 15 anos no dia da prova. E ao menos 18, se quiser a certificação do médio. 

A partir de 18 anos, fazendo só o Encceja do médio e sendo aprovado, mesmo que não tenha frequentado o fundamental, receberá o diploma dos dois cursos.

Como fazer a inscrição do Encceja 2020

A única maneira de você fazer a inscrição é pelo site do Encceja, na página do participante. Não tem de pagar nada, é tudo gratuito. Aproveite essa ocasião para melhorar suas condições de trabalho e renda. 

O IBGE fez pesquisa e verificou que o fato de o profissional ter o diploma de curso superior faz com que, na média, o seu salário venha a dobrar.

Veja como se inscrever:

 Entrar no site do Encceja.

  • Informar CPF e data de nascimento.
  • Preencher outros dados pessoais. 
  • Avisar sobre atendimento específico ou especializado, e qual; e por nome social.
  • Definir qual certificação pretende; escola para emitir o diploma; cidade da prova.
  • Conferir os dados que forneceu até aqui.
  • Responder ao questionário socioeconômico.
  • Fornecer e-mail e telefone para contato.
  • Criar, e guardar, sua senha para toda vez que for acessar o sistema. 
  • Por fim, é só esperar quando virá na sua página o cartão para ser impresso, no qual estarão seu número de inscrição, data, horário e local das provas.

Data de inscrição do Encceja 2020 

O Encceja é realizado uma vez por ano, obedecendo um cronograma que é divulgado no site do exame. Neste ano, o cronograma ainda não saiu, mas as datas têm sido parecidas nas últimas edições. Assim, com base em 2019, as inscrições deverão se iniciar entre abril e maio de 2020. Comece a olhar habitualmente o site do Encceja para saber a data.

Data da prova do Encceja 2020

Como as datas são parecidas com as de 2019, a prova de 2020 deve ser em agosto.          E, no fim de novembro, os seus resultados. Não se esqueça de acompanhar as datas e os prazos no site do Encceja.

Como são as provas do Encceja

Para a obtenção do certificado do curso fundamental, terá de fazer uma redação e responder a 120 questões (30 para cada uma das 4 áreas abaixo):

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física
  • Matemática 
  • História e Geografia
  • Ciências Naturais

Para a certificação do médio, também terá de fazer uma redação e responder a 120 questões (30 para cada uma das 4 áreas abaixo):

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física)
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) 

Você tem de obter as seguintes notas para ser aprovado:

  • Mínimo de 5 pontos na redação (escala vai de 0 a 10).
  • Mínimo de 100 pontos nas áreas do conhecimento (escala vai de 60 a 180).

Se não tirar o mínimo em alguma das áreas de conhecimento, terá uma certificação parcial. Aí, no Encceja do próximo ano, você fará só as provas em que teve nota insuficiente.

O que fazer com a nota do Encceja

Se você obteve o diploma do ensino fundamental, matricule-se numa escola para cursar o médio e, ainda, poderá fazer um técnico integrado.

Se seu diploma foi o do médio, você está diante da porta da tão desejada faculdade. Comece logo a pensar em qual carreira prefere seguir; em qual profissão você poderá se sentir mais realizado.

Verifique como andam o mercado e os salários, bem como se seria melhor se empregar numa empresa ou criar a sua própria, e veja o que cursar.

No nível superior, há bacharelado (por 5 anos), licenciatura (3 anos) e tecnológico (2 anos). Inscreva-se, então, para as provas e para o Enem 2021.

São muitas as faculdades, mas é importantíssimo que você confira as que são reconhecidas pelo MEC, pois só nestas é que, ao fim dos estudos, obterá o diploma válido. 

Fizemos uma lista das mais bem avaliadas universidades e faculdades, que têm o reconhecimento do MEC e aceitam seu Encceja, para que você já vá sabendo quais os diversos cursos, sejam presenciais, sejam a distância, que estão à sua disposição.

Essas instituições oferecem descontos, financiamentos próprios, bolsa de estudos de até 100%, além dos programas públicos de auxílio ao estudante.

São as seguintes:

Veja mais:

Qual a nota mínima para passar no Enem?
Como usar a nota do Enem pra entrar na faculdade

Você já sabe qual é a sua vocação profissional? Conte para a gente nos comentários.