O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a oportunidade que muitos estudantes têm de concorrer ao ingresso para várias universidades públicas e privadas prestando uma única prova.

A prova é composta por quatro exames objetivos sobre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e a produção de uma redação. A redação é um item muito importante da prova, pois sua nota equivale a 20% do resultado final do exame.

Como é a redação do Enem?

O tipo de texto exigido no Enem é o dissertativo-argumentativo. Nesse estilo de redação, é preciso defender uma tese, ou seja, um ponto de vista sobre determinado tema. No caso do Enem, ainda é necessário apresentar uma proposta de intervenção no final.

Na redação, o Enem aborda problemas da atualidades nas áreas da educação, saúde, segurança, economia, cultura, entre outras. Os textos são corrigidos de acordo com cinco competências avaliativas, que valem 200 pontos cada. Veja quais são elas:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como fazer citação redação Enem?

Atendendo às competências 2 e 3, em seu texto, o estudante deve mostrar seu repertório sociocultural sobre o tema e saber selecionar fatos, opiniões e argumentos para defender seu ponto de vista.

Uma das formas de contextualizar a redação ou dar força aos seus argumentos é utilizando uma citação. Elas podem ser frases de personalidades importantes, dados de pesquisas, trechos de documentos, livros ou músicas.

Há duas formas de se fazer uma citação: de forma direta e indireta. Na citação direta, você transcreve a frase na íntegra utilizando aspas. Já na citação indireta, você pode parafrasear a citação original, utilizando suas próprias palavras.

Confira um exemplo de citação em um redação nota mil do Enem de 2018, quando o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, do candidato Pedro Assaad Salloum Moreira da Rocha:

“Dessa maneira, o povo tende a agir segundo o conceito de menoridade, do filósofo iluminista Immanuel Kant, no qual as decisões pessoais são tomadas pelo intelecto e influência de outro.”

Em 2017, quando o tema foi “Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil”, o candidato Alan de Castro Nabor, que tirou nota mil, também usou uma citação:

“O filósofo italiano Norberto Bobbio afirma que a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem, capaz de lhe dar direito ao respeito e à consideração por parte do Estado”.

Ao utilizar citações, elas precisam ser bem encaixadas no texto, para que a redação não fique desconexa ou sem coerência. Também é preciso tomar cuidado para não utilizar citações em excesso.

Caso você retire sua citação dos textos motivadores da redação, tome cuidado para não copiar um trecho muito grande e não se esqueça de dar a referência. Sem indicar a fonte, sua citação pode ser considerada plágio.

Veja alguns exemplos de citações que podem se encaixar em vários temas de redação:

  • “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” (Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos);
  • “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.” (Zygmunt Bauman);
  • “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela);
  • “Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.” (Confúcio);
  • “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.” (George Santayana);
  • “Se queres prever o futuro, estuda o passado.” (Confúcio);
  • “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.” (Mahatma Gandhi).

Onde estudar com a nota no Enem

Com a nota do Enem, é possível ingressar em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com o resultado do Enem, você ainda pode ingressar em diversas instituições privadas. Muitas universidades particulares oferecem bolsa de estudos e descontos na mensalidade com a nota do Enem e sem burocracia. Confira abaixo algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem boas condições aos ingressantes:

Leia também: 4 exemplos de redações que tiraram 1000 no ENEM

Já pensou onde você quer estudar com sua nota do Enem? Compartilha com a gente nos comentários!