Veja aqui quando começam e terminam as inscrições do Enem 2020 e como se inscrever passo a passo!

Você quer fazer o Enem 2020 e aproveitar sua nota para entrar na faculdade? Então, o primeiro passo é fazer sua inscrição. Veja quando e onde você deve se inscrever para a prova do Enem 2020 em nosso artigo!

Também vamos tirar suas dúvidas sobre a taxa de inscrição do Exame e como pedir isenção, para participar gratuitamente.

Entenda ainda quais são as diferentes opções de como usar seu resultado do Enem para fazer um curso superior, por meio dos programas Sisu, ProUni, Fies e ingresso direto em faculdades privadas. Continue a leitura e fique por dentro!

Como fazer a inscrição para o Enem 2020

As inscrições para o Enem 2020 devem ser feitas na Página do Participante, no site do Enem-Inep. 

É provável que o prazo de inscrição seja de 4 de maio até 15 de maio de 2020. Porém, a data oficial ainda não foi divulgada pelo Inep, órgão responsável pelo Enem.

Para fazer sua inscrição, você deve ter em mãos as seguintes informações:

  • Número do CPF.
  • Dados do RG (número, data de expedição e órgão emissor).
  • Endereço com CEP.
  • Telefone e e-mail válidos.

Durante o processo de inscrição, você deverá cadastrar uma senha, que servirá para acompanhar sua participação no Enem 2020.

Ao acessar a Página do Participante, você terá que resolver um desafio (escolher a palavra que corresponda à figura apresentada) e informar o número do CPF para iniciar o processo de inscrição.

Depois será preciso fornecer dados pessoais, preencher um questionário socioeconômico, escolher a cidade de realização da prova, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e informar sobre a necessidade de atendimento especial ou específico.

Após preencher todos os campos da inscrição, o sistema vai emitir o boleto para pagamento da taxa de inscrição (se o candidato não tiver conseguido a isenção) e por último aparecerá a mensagem de confirmação do envio da inscrição.

Taxa de inscrição

Para participar do Enem é preciso pagar a taxa de inscrição, que em 2020 deve custar em torno de 87 reais (valor exato ainda não confirmado).Porém, é possível pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Isenção da taxa do Enem 2020

Embora o cronograma oficial do Enem 2020 ainda não tenha saído, é provável que o prazo para pedir isenção ocorra antes do início das inscrições, entre os dias 30 de março e 08 de abril de 2020.

Os pedidos de isenção devem ser enviados pela Página do Participante e o candidato precisa conferir depois se teve sua solicitação aprovada.

O resultados da isenção do Enem 2020 está previsto para sair no dia 20 de abril de 2020 (data estimada).

Quem não conseguir a isenção deverá pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estipulado no edital para poder fazer a prova.

Mesmo que os candidatos que tenham o pedido de isenção aceito, precisarão fazer a inscrição para o Enem normalmente, dentro do prazo.

Divulgação dos locais de prova

Os cartões de confirmação de inscrição, contendo os locais de realização das provas do Enem 2020, devem ser divulgados em outubro de 2020 e poderão ser acessados por meio da Página do Participante.

Aplicação das provas

As datas das provas do Enem 2020 já foram confirmadas pelo Inep. Nessa edição, o Enem terá provas no formato tradicional (impressas) e digital.

  • Aplicação das provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020.
  • Aplicação das provas impressas: 1º e 08 de novembro de 2020.

Resultados individuais do Enem 2020

Os resultados individuais do Enem 2020 devem ser divulgados em janeiro de 2020, mas a data exata ainda não foi anunciada pelo Inep.

Como usar a nota do Enem 2020

Conheça agora as opções de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade.

Sisu 2021

Quem fizer o Enem 2020 e tirar nota acima de zero na Redação poderá se inscrever no Sisu 2021. As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial do Sisu. 

O Sisu é uma plataforma digital gerenciada pelo MEC por meio da qual instituições públicas de todo o país ofertam vagas em seus cursos presenciais, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

ProUni 2021

Candidatos que obtiverem nota médias igual ou superior nas provas do Enem 2020 e nota acima de zero na Redação poderão participar do ProUni 2021. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo site oficial do ProUni.

O ProUni é um programa do MEC que oferece bolsa de estudos em cursos presenciais e EAD de universidades privadas a brasileiros sem nível superior que atendam aos critérios socioeconômicos do programa, selecionando os contemplados pela nota do Enem.

Fies

O Fies é um programa do MEC que oferece financiamentos a juros baixos de cursos superiores presenciais em faculdades privadas, permitindo que o estudante comece a quitar o financiamento somente após se formar.

Para participar do Fies, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota média das provas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado  a prova de Redação. Os candidatos são selecionados pela nota do Enem e as inscrições devem ser feitas no site do Fies.

Entrar direto em faculdades privadas

Diversas faculdades privadas permitem que os candidatos utilizem a nota do Enem para ingressar de forma direta em seus cursos presenciais e EAD. Em geral são aceitas notas médias do Enem a partir de 300 pontos, sem ter zerado na Redação.

Algumas faculdades ainda oferecem bolsas de estudos parciais e integrais aos novos alunos que ingressam com a nota do Enem. 

Onde estudar

Agora vamos apresentar algumas faculdades autorizadas e bem avaliadas pelo MEC nas quais você pode usar sua nota do Enem para entrar direto e ainda ganhar bolsa de estudos. Essas faculdades também costumam participar do ProUni e Fies:

Veja também:

Entenda como solicitar a isenção da taxa do Enem 2020

Saiba qual é a nota de corte do Enem 2020 e onde ver a sua

Depois de saber como fazer sua inscrição e conhecer as datas do Enem 2020, conte para a gente nos comentários: você vai usar sua nota do Enem para  ingressar numa faculdade?