Como fazer inscrição no Fies

Fies — Escrito por

Estudar horas a fio para o vestibular pode não ser o único desafio de um estudante. Arcar com o custo da mensalidade da faculdade também é um obstáculo para muitos. Por isso, o MEC (Ministério da Educação) criou o FIES (Fundo de Financiamento do Estudante). Esse programa oferece concessões de financiamento de 50%, 75% ou 100% para cursos superiores em instituições privadas de ensino.

Para se inscrever no FIES é necessário ter realizado o ENEM (se você concluiu o ensino médio a partir de 2010) ou ter o certificado de conclusão do ensino médio (se concluído até 2009), além de uma renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos.  É necessário também consultar se o curso que você quer ingressar tem um conceito maior ou igual a 3, de acordo com o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), ou se ele é aprovado pelo MEC.

Atualmente é possível se inscrever no programa do FIES durante qualquer período do ano, sendo os meses de janeiro a junho referente ao 1º semestre e julho a dezembro referente ao 2º semestre. Encaixou-se no critério, está considerando financiar seu curso de graduação através do FIES, mas não sabe por onde começar? Confira abaixo o passo a passo para você solicitar seu financiamento estudantil:

Inscreva-se através da internet

O SisFIES é o Sistema Informatizado do FIES para realização do cadastro pela internet, o único meio hoje utilizado para realização da inscrição pelos interessados. O primeiro cadastro é feito com o número de CPF, data de nascimento e um e-mail válido. Em seguida, é enviado um e-mail para a validação do cadastro. Após esta validação, você deve retornar ao site e com o dados cadastrados  – e-mail e senha – e se inscrever no programa. Será preciso passar dados detalhados como: os pessoais, informações relativas à renda e grupo familiar ao qual você pertence, a instituição de ensino pleiteada, o curso que você realiza e informações específicas do financiamento como a duração do curso, o valor e o período do curso a ser financiado.

Durante essa etapa, além de fazer a sua inscrição, é possível verificar a documentação necessária para a segunda etapa do financiamento. O valor do financiamento é calculado automaticamente na plataforma online e é necessário optar pela instituição bancária para contratar o financiamento (atualmente o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são habilitados), bem como a modalidade de fiança de sua preferência.

Comprove suas informações

Feita a inscrição no site do FIES é necessário comparecer, em um prazo de 10 dias, na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) que funciona como um departamento de finanças na sua instituição de ensino. Para validar sua inscrição é necessário apresentar na CPSA a documentação requerida no ato da solicitação de financiamento.

Contrate o financiamento

Uma vez que suas informações foram validadas na CPSA, basta comparecer na instituição bancária que você informou no ato da inscrição e contratar o financiamento.O prazo para se dirigir ao banco de sua preferência é de 10 dias a partir do terceiro dia útil após a validação da sua inscrição pela CPSA.

Essa é a última etapa para a contratação do financiamento estudantil e a partir daí é ingressar na faculdade, se devotar aos estudos e construir uma carreira de sucesso!

E você, já realizou a sua inscrição no Fies? Tem alguma dúvida? Compartilhe-a conosco através dos comentários. Podemos ajudá-lo!

 

Tags: , ,

Comente