Como fazer minha inscrição no Sisu?

Sisu — Escrito por

Um dos pontos positivos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a facilidade que os candidatos têm de participar do processo seletivo, independentemente de onde estejam. Através da internet, todos os estudantes que fizeram a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tiveram nota superior a zero na redação podem se inscrever na seleção para ingressar no ensino superior público de qualquer instituição do país que integre a rede.

Como participar do programa

Para fazer a inscrição no SiSU, basta entrar no site do programa. Nele, é necessário informar o número de inscrição e senha utilizados no Enem, sem que haja cobrança de taxa para participar da seleção.

O candidato poderá, ainda, escolher duas opções de curso, por ordem de preferência, em qualquer instituição de ensino cadastrada. Durante todo o período de inscrição, ele também tem a possibilidade de alterar sua escolha quantas vezes achar conveniente, de modo que será considerado o último registro até o prazo máximo permitido para as mudanças.

As vagas vão sendo preenchidas pelos alunos com maiores notas que se inscreveram para o curso em questão. Se o candidato não conseguir ficar entre os selecionados, ele passará a concorrer, automaticamente, a uma vaga em sua segunda opção de curso.

Como realizar a inscrição no Sisu passo a passo

Uma vez na tela “Minha Inscrição”, no site oficial do SiSU, o estudante inicia o processo acessando “Fazer inscrição na 1ª opção”. Nessa página, ele ainda poderá escolher sua segunda opção de curso, além de acompanhar o andamento de sua inscrição durante o período determinado.

Antes de tomar sua decisão, o estudante pode fazer uma pesquisa de vagas por meio do nome do município onde deseja estudar, nome da instituição ou nome do curso. Nos resultados da busca, também aparece o número de vagas disponíveis para cada modalidade, entre ampla concorrência e ações afirmativas.

Ao clicar em “Escolher este curso”, portanto, o candidato será direcionado a responder em qual das modalidades pretende concorrer, devendo clicar em “Escolher esta modalidade” na sequência.

Por fim, ele confirmará os dados do curso escolhido, clicando em “Confirmar minha inscrição”. Vale prestar atenção em quais documentos a instituição exigirá no momento da matrícula, caso o estudante seja selecionado.

Segunda chamada SiSU 2014

No SiSU, são feitas duas chamadas consecutivas, cada qual seguida de um prazo para efetivação de matrícula dos selecionados. Os que passam para a primeira opção de curso na primeira chamada, terão apenas o prazo estipulado para se matricular, de modo que não serão convocados novamente na chamada seguinte. Quem se classifica para a segunda opção de curso, por sua vez, ainda continuará concorrendo à sua primeira opção na segunda chamada, independentemente de ter feito a matrícula.

Na segunda chamada, portanto, serão convocados novos estudantes para preencher eventuais vagas não ocupadas na primeira chamada, a exemplo dos casos de desistência.

Quem fez a inscrição 2014 para o SiSU e foi convocado para a segunda chamada terá do dia 31 de janeiro a 4 de fevereiro para efetuar sua matrícula.

Lista de espera

Os candidatos que não conseguirem se classificar em nenhuma das duas chamadas ainda têm chance de ser aprovado pelo SiSU por meio da lista de espera. Do mesmo modo, podem participar os estudantes que foram selecionados apenas para sua segunda opção.

A lista de espera tem o objetivo de ocupar eventuais vagas não preenchidas, cabendo ao aluno manifestar seu interesse em entrar para essa relação através do site do SiSU, dentro do período determinado. Este ano, o prazo para se inscrever na lista de espera vai de 27 de janeiro até 7 de fevereiro.

Nesse período, o aluno deverá entrar no seu boletim virtual no site do SiSU e confirmar seu interesse no campo correspondente. Todos os inscritos concorrerão a uma vaga somente na sua primeira opção de curso.

As instituições de ensino deverão convocar os selecionados da lista de espera 2014 a partir de 11 de fevereiro. É responsabilidade do estudante acompanhar junto à universidade os prazos estipulados para efetivação da matrícula.

Viu como é fácil realizar a sua inscrição no Sisu e concorrer às diversas opções de cursos nas melhores universidades públicas do Brasil? Prepare-se bem para o Enem e garanta a sua vaga!

Tags: , ,

Comente