Como fazer uma boa redação no Enem

Enem — Escrito por

Após tornar-se porta de entrada para a maioria das universidades públicas do país, o Enem ganhou prioridade na vida de muitos estudantes. A prova realizada em dois dias, tem no último noventa questões testes e uma redação a ser realizada nas cinco horas e meia de prova disponibilizados para as provas. Cabe ao candidato saber administrar bem o tempo para conseguir realizar todas as tarefas propostas.

Apesar de não ser possível saber o tema da redação com antecedência, há algumas dicas de redação para o Enem que se tomadas aumentam e muito as chances de sucesso. Por isso, continue a leitura para saber como fazer uma boa redação no Enem.

Atenção às instruções

Saber as regras do jogo é o primeiro passo para se dar bem nele. Após episódios recentes em que estudantes fizeram brincadeiras nas redações (escreveram receita de miojo e o hino de um time de futebol, por exemplo), as correções tornaram-se mais rígidas. Por isso atente-se ao tema proposto. Caso o candidato fuja dele, a redação será anulada.

Uma estratégia interessante para se ganhar tempo no desenvolvimento de seu texto é logo ao iniciar o exame ler o enunciado da redação. Caso já se sinta familiar ao assunto, a redação pode ser realizada nesse momento. Porém, se o candidato não se sentir confortável, ele terá a opção de partir para as demais noventa questões e somente ao final delas retornar à redação. Nesse meio tempo ele poderá se ambientar ao exame e, assim, redigir se tornará mais fácil.

Como fazer uma boa redação no Enem

É importante lembrar que as redações devem seguir a estrutura dissertativo-argumentativa – textos escritos em forma de poesia, por exemplo, não serão aceitos. É fundamental também que o examinador consiga ler o seu texto, por isso, organize as ideias na folha de rascunho e capriche na letra! A redação deve ser clara e objetiva, não se preocupe em usar palavras difíceis, apenas foque-se em ser coeso.

Dicas de redação para o Enem

Confira algumas dicas para obter o sucesso no desenvolvimento da redação do Enem:

Proponha uma solução

Geralmente, o exame expõe aos candidatos um problema atual na sociedade brasileira sobre o qual o candidato deve dissertar e ao final propor soluções que devem necessariamente ser éticas e respeitar os direitos humanos. Não se prenda à coletânea disponibilizada quando estiver escrevendo seu texto: ela está ali apenas para ampliar seu entendimento sobre a questão exposta. Todavia, é interessante trazer argumentos que agreguem conteúdo a sua redação, por isso não se acanhe em utilizar conceitos vistos ao longo do ensino médio – apenas certifique-se que o que está sendo escrito é coerente.

Ao pensar na sua solução preocupe-se em formular não somente propostas para longo prazo, mas também ações que possam ser tomadas de imediato. Explicite qual o papel dos governantes e de que forma eles devem agir para contornar a situação-problema. Não se esqueça também do papel do cidadão comum – ou seja, o estudante, o internauta, os trabalhadores em geral – como agentes dessa mudança necessária na busca de um país melhor.

Mantenha-se atualizado

O hábito de acompanhar alguma mídia de notícia pode ser bastante benéfico para fazer uma boa redação no Enem. Mesmo não sendo possível prever o tema, uma forma de se garantir é se manter inteirado sobre as principais notícias nacionais.

Leia muito, sobre tudo, sempre

A leitura é um fator diretamente ligado à escrita. Para aprimorar os seus conhecimentos e se sentir mais seguro quanto ao conteúdo dissertado, leia muito, sobre tudo, sempre.

Seguindo essas dicas, certamente o desenvolvimento da sua redação para o Enem será um sucesso. Boa prova!

Tags: , , , ,

Comente