Saiba como funciona a nota do Enem para entrar na faculdade

Enem — Escrito por

Vai fazer o Enem? Então saiba como você pode entrar em uma faculdade com a sua nota!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), veio para tornar a vida dos estudantes muito mais fácil. Hoje, o aluno precisa apenas ter feito o Exame para ter  quatro portas de entrada no ensino superior.

Antes, o estudante gastava muito dinheiro com as provas de vestibular vestibulares, além do tempo necessário para se preparar para cada uma delas. Hoje, o estudante pode fazer apenas o Enem!

O Exame Nacional do Ensino Médio mudou e se transformou em uma porta aberta para quem deseja conseguir uma bolsa em um curso superior ou até mesmo para quem deseja ingressar em uma universidade pública.

Vamos conhecer um pouco melhor suas possibilidades?

Sisu

O Sistema de Seleção Unificado, conhecido como Sisu, ocorre logo após o Enem. Nele o aluno escolhe a faculdade onde deseja estudar (podendo ser pública ou privada) e o curso desejado, podendo escolher até duas opções!

O estudante, para concorrer a uma vaga pelo Sisu, não pode ter zerado a redação do Exame e para se inscrever, é necessário que esteja com o número da sua inscrição do Enem.

A opção de curso poderá ser modificada até o último dia de inscrição. Mas cuidado: por conta da grande procura, o Sisu costuma ficar mais lento nos últimos dias, podendo até mesmo ficar fora do ar em alguns momentos.

Lembrando que o Sisu só disponibiliza vagas para cursos presenciais.

Prouni

O Programa Universidade para Todos oferece bolsas integrais e parciais (50%) para quem deseja fazer um curso superior. Podem participar desse programa alunos de baixa renda e que ainda não possuem um título de ensino superior. Através do ProUni, você poderá conseguir uma vaga em uma faculdade pública de graça ou pela metade do preço!

Bolsas integrais:  Estudantes que possuem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Bolsas de 50%: Estudantes que possuem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

O aluno que quiser se candidatar ao Prouni precisa ter participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior, no ual deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Requisitos para participar do Programa:

Podem participar do Prouni os estudantes brasileiros que não possuem diploma de curso superior e que atendam a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Tenha cursado o ensino médio parte em escola da rede pública e parte em escola da rede privada, na condição de bolsista integral na escola privada.
  • Seja uma pessoa com deficiência
  • Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Neste caso, estão disponíveis bolsas para os cursos de licenciatura apenas. Aqui, os requisitos de renda não se aplicam.

Atenção! Este Programa não oferece bolsas apenas para cursos presenciais, então o estudante poderá concorrer a uma bolsa para um curso a distância.

No ProUni também são oferecidas as Bolsas Residuais. Esse tipo de bolsa está disponível para os estudantes que perderam o período de inscrição no ProUni e atende um dos critérios abaixo:

  • Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Neste caso, estão disponíveis bolsas para os cursos de licenciatura apenas. Aqui, os requisitos de renda não se aplicam.
  • Tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição, uma média nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
  • Não tenha sido aprovado no processo seletivo regular do ProUni no segundo semestre de 2018.
  • Não tenha sido aprovado no processo de Bolsa Remanescente do Prouni no segundo semestre de 2018.

E fique atento: essas bolsas também podem ser escolhidas por estudantes que já estão matriculados em uma instituição de ensino. Nesse caso, se o seu curso não estiver disponível, o aluno pode escolher um similar e transferir depois para o curso desejado.

Entrar na faculdade diretamente pelo Enem

Como vimos, hoje, muitas faculdades oferecem um novo modo de seleção para os estudantes: a nota do Enem. Para isso, ao fazer a inscrição na faculdade, o aluno deve inserir seu número de inscrição no Exame e as notas de cada uma das provas. Então, após o período estipulado pela faculdade, o aluno saberá se foi aprovado ou não.

E o melhor é que muitas faculdades dão descontos a esses alunos no ato da matrícula e nas mensalidades!

Instituições reconhecidas pelo MEC e que oferecem o ingresso através do Enem:

Veja mais:

Conheça as melhores faculdades do Brasil de acordo com o MEC

Já escolheu a forma que vai usar a sua nota do Enem? Conte pra a gente nos comentários!

Comente