O Enem ou Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que afere os conhecimentos dos alunos nas mais diversas áreas de conhecimento ensinadas na escola, especialmente no ensino médio, de maneira igualitária para todos os estudantes do Brasil. No passado, cada universidade propunha seu sistema seletivo e, para realizá-lo, a pessoa precisava se descolar para o local da instituição. Isso gerava muitos transtornos e desequilíbrios entre quem morava em áreas mais remotas e àqueles de áreas mais centrais e afastava a possibilidade de ingresso para muitos.

O Enem veio solucionar esse problema: a prova é única e realizada em todo território nacional. Seu conteúdo é amplo e bem divulgado, tornando possível o melhor preparo para todos. O seu resultado pode colocá-lo no curso que você deseja e, para isso, vamos explicar aqui como funciona todo esse processo. Confira:

Como funciona a nota do Enem

As matérias são divididas por áreas de conhecimento. As notas de cada uma dessas áreas vão de zero a mil pontos. Baseando-se no desempenho do total de participantes, então, é construída uma espécie de escala de notas mínimas e máximas onde o estudante pode comparar seus resultados. Após isso feito, o instituto divulga estas notas no site do Enem. Com isso, o estudante dá entrada no Sisu e então prossegue para buscar sua tão sonhada vaga na universidade.

A relação com o Sisu

A escolha de vagas e a consequente seleção dos alunos aprovados, reprovados e em espera se dão pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Ele usa a nota do Enem como critério para distribuir o preenchimento de vagas em instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e feitas pela internet, através do portal oficial do programa. Algumas universidades adotam pesos diferenciados para algumas matérias, especialmente a redação, em que é obrigatório obter nota superior a zero. Também se deve ter atenção quanto as mais diversas cotas oferecidas pelas instituições, que variam muito de uma para a outra.

Nota de corte e seu funcionamento para a ampla concorrência de vagas

Todos os dias o sistema calcula e anuncia a nota de corte para cada curso. Ela é a menor pontuação necessária para ficar entre os aprovados diante dos inscritos daquele momento. Ela funciona apenas como uma referência para o aluno alterar ou buscar a vaga que mais condiz com o seu resultado, pois ela varia diariamente conforme o número de aluno que direcionam sua inscrição para determinada universidade ou curso de escolha, o varia bastante no decorrer do processo.

Posso alterar minha opção de curso no decorrer do processo?

Durante o processo, enquanto o sistema estiver aberto, o candidato pode alterar a sua escolha quantas vezes bem entender. Isso só não poderá mais ser feito quando o sistema encerra suas atividades para divulgar a relação de aprovados. Desta forma, o Sisu considerará válida a última inscrição indicada.

Acompanhamento de resultados

Os resultados ficam disponíveis no próprio site após o fechamento do sistema e a conclusão do processo. Você também poderá se informar por telefone, através da Central de Atendimento do MEC ou nas instituições participantes dessa seleção.

Compreendeu melhor como funciona todo o processo de oferta de vagas nas instituições de ensino públicas através do Enem? Na verdade, depois que você conhece as siglas e procedimentos, fica mais fácil se familiarizar. Busque informações, estude e avalize seu futuro. O Enem é a chance que você tem de trilhar um caminho de sucesso em sua carreira. Portanto, não perca mais tempo: corra atrás e garanta já a sua vaga!