Como funciona o Prouni

Prouni — Escrito por

O Programa Universidade para Todos (Prouni), é uma ação de política pública organizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), através do qual são concedidas bolsas totais ou parciais para se estudar em instituições privadas de ensino superior. Mas você sabe como funciona o programa?

Perfil do candidato

O Prouni acontece semestralmente e, para participar, é preciso ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Isso porque a seleção é feita com base na nota obtida no exame. Além disso, para se inscrever no programa e pleitear uma das bolsas oferecidas, o aluno precisa cumprir ao menos um dos seguintes requisitos:

  • Apresentar renda média familiar de até três salários mínimos;

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública, de forma completa ou parcial, tendo se beneficiado, neste último caso, de bolsa integral oferecida pela escola privada;

  • Ser portador de qualquer tipo de deficiência física;

  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, para concorrer a uma das vagas para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

A realização das inscrições

As inscrições são realizadas em etapa única, em período divulgado semestralmente pelo MEC, por alunos que não possuam diploma de ensino superior e tenham obtido a nota mínima exigida no Enem pelo programa. O registro é feito no portal do Prouni, quando o aluno deverá utilizar seu número de CPF, número de inscrição do Enem e senha cadastrada para o portal do exame nacional.

De início, ao escolher as opções oferecidas, o candidato irá optar por até duas instituições de ensino superior e os respectivos cursos e turnos (manhã, tarde ou noite). Essa indicação terá uma ordem de prioridade e poderá ser alterada depois, até o fim do período de inscrições. Não há pagamento de taxas e todo o processo acontece exclusivamente pela Internet.

Processo de seleção

Para participar do processo de seleção, o aluno precisa obter uma média mínima no Enem de 450 pontos nas quatro áreas do conhecimento exigidas no exame, além de não poder  zerar a redação. A nota a ser considerada pelo sistema do Prouni é calculdada a partir da média aritmética dessas duas pontuações (ou seja, a soma das duas notas dividida por dois).

Além dessa primeira fase seletiva, os estudantes poderão passar por uma triagem própria das instituições de ensino, geralmente com ênfase em ações afirmativas por elas patrocinadas. Se estiverem aptos para a aprovação, em seguida será emitido o correspondente Termo de Concessão de Bolsa.

Resultados

O aluno poderá acompanhar sua habilitação prévia à bolsa a partir da verificação das notas de corte para cada curso e instituição. Essas informações são apresentadas pelo sistema, e mudam diariamente, de acordo com o aumento da procura por determinado curso. É por isso que o candidato poderá acompanhar estas variações, acessando o portal quando quiser, e alterar suas opções até a data final das inscrições no programa. A opção válida será a última indicada pelo candidato.

A partir dessas indicações feitas por todos os candidatos, haverá uma primeira chamada de estudantes pré-selecionados. Esses estudantes aprovados deverão apresentar à instituição escolhida os documentos necessários para comprovar aqueles dados que possibilitaram a inscrição no programa. Como sempre ocorrem pequenos descuidos e desistências, uma segunda chamada é realizada, mais ou menos duas semanas depois da primeira.

Ao final da realização das duas chamadas, ainda há a possibilidade de o aluno que não foi pré-selecionado se inscrever em uma lista de espera. Essa lista servirá para preencher eventuais vagas correspondentes às opções escolhidas por esses candidatos.

As bolas oferecidas valem para todo o período do curso, mas não se pode esquecer de que a permanência do aluno selecionado depende de seu rendimento favorável nas disciplinas. O aproveitamento acadêmico deverá ser de ao menos 75% de aprovação nas disciplinas cursadas por período letivo, sob pena de encerramento da bolsa.

E então, agora que você já sabe como funciona o Prouni, ficou empolgado para se inscrever? Não se esqueça que, em caso de dúvidas, você pode compartilhá-las conosco nos comentários abaixo. Podemos ajudá-lo a esclarecer as questões!

Tags: , , , ,

Comente