Como me inscrever na Bolsa-formação estudante do Pronatec?

Carreiras — Escrito por

A Bolsa-Formação consiste em um subprograma do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que exige uma inscrição à parte, a ser realizada após o estudante ser aprovado no processo seletivo para o curso técnico escolhido. Esse subprograma nada mais é do que um financiamento integral dos custos relacionados com toda a formação técnica e profissionalizante, o que inclui também o transporte e a alimentação dos beneficiados com esse suporte. Ficou interessado? Então leia mais sobre o assunto a seguir.

Quais são os perfis dos beneficiados pela Bolsa-Formação

As Bolsas-Formação têm o objetivo de atender, sobretudo, o público-alvo básico do Pronatec, que são os estudantes do Ensino Médio da rede pública ou que tenham cursado esta fase de formação em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, e também aqueles trabalhadores que necessitem de formação técnica ou profissionalizante, a fim de conservar, melhorar ou expandir suas ocupações.

Nesse sentido, a iniciativa federal estabeleceu dois tipos de Bolsa-Formação: a Bolsa-Formação Estudante, que é designada aos candidatos ainda matriculados regularmente no Ensino Médio ou que acabaram de terminá-lo, patrocinando cursos com duração mínima de 800 horas; e a Bolsa-Formação Trabalhador, voltada para trabalhadores que exibam diferentes demandas de instrução e pessoas favorecidas pelos programas federais de transferência de renda, os quais participarão de cursos com duração mínima de 160 horas.

Portanto, se você é estudante do Ensino Médio e já está quase se formando, ou acabou de completar esse conteúdo didático, poderá ser beneficiado com a Bolsa-Formação Estudante. Você gostaria de saber como poderia se inscrever nesse auxílio governamental?

Como fazer as inscrições para obter a Bolsa-Formação Estudante

A oferta das bolsas acontece através de uma parceria realizada entre o governo federal e algumas instituições de ensino, dentre as quais as que integram a Rede Federal e Estadual de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT); os serviços de aprendizagem técnica das organizações que integram o chamado sistema S (SENAI, SENAC, entre outras); e outras instituições que, com o tempo, também passam a participar no papel de parceiros ofertantes.

Dessa forma, para se candidatar a uma Bolsa-Formação Estudante você deverá procurar o gestor ou supervisor da instituição de ensino onde está matriculado para fazer o curso técnico que escolheu. Ele é a melhor pessoa para lhe dar as orientações corretas. Isso porque cada instituição parceira implantará todo um ferramental de acompanhamento pedagógico, com o intuito de avaliar o ingresso, a permanência e os resultados alcançados pelos estudantes ao longo dos cursos, e estará em contato permanente com os órgãos federais.

O que se deve fazer primeiro

Visto que os parceiros ofertantes produzirão o acompanhamento pedagógico dos estudantes, achou-se mais prudente que também ficassem individualmente responsáveis pela inscrição, seleção e pré-matrícula dos beneficiários das bolsas. Dessa forma, eles recebem os recursos financeiros provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC para o período e precisam administrá-lo na oferta das Bolsas-Formação. Previamente à sua inscrição para uma bolsa deste tipo, lembre-se que já deverá estar matriculado em um curso técnico na instituição, com o intuito de posteriormente conquistar sua assistência estudantil completa. Assim, não é possível conseguir a bolsa antes de estar válida e regularmente matriculado no curso técnico na instituição parceira.

É importante assegurar que, se você estiver recebendo seguro-desemprego, se sua família é beneficiada com o Bolsa Família ou algum outro programa de transferência de renda, nada irá mudar caso você seja selecionado para usufruir das conveniências do Pronatec ou do Bolsa-Formação Estudante. Tudo vai continuar da mesma forma e nenhum benefício será cortado pelo governo.

Preparado para se inscrever na Bolsa-formação estudante do Pronatec? Restaram dúvidas? Aproveite os comentários abaixo para esclarecê-las!

Tags: , , ,

Comente