De forma resumida, o Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil. Trata-se de um programa do Ministério da Educação que consiste em financiar a educação de estudantes matriculados em instituições privadas de ensino.

Recentemente foi divulgado o lançamento de uma nova vertente do Fies: O Fies Técnico. Será que as bases dos dois programas são as mesmas? Como você pode se inscrever no Fies Técnico? No que consiste essa novidade do MEC? As respostas para essas e outras perguntas você confere a seguir. Vem com a gente!

O que é Fies Técnico?

O FIES Técnico é uma extensão do Programa de Financiamento Estudantil. Ele oferecerá linha de crédito com a finalidade de democratizar e facilitar o acesso de trabalhadores e estudantes no ensino técnico e profissionalizante.

Vale acrescentar que o Fies Técnico será dividido em duas modalidades: Fies Técnico Empresa e Fies Técnico Estudante. O Fies Técnico Empresa será um financiamento concedido a empresários que desejam investir na qualificação profissional de seus colaboradores. Já o Fies Técnico Estudante será um crédito destinado a pessoas com nível médio completo, que queiram fazer cursos técnicos nos Serviços Nacionais de Aprendizagem ou instituições privadas de ensino.

Quais são os objetivos do Fies Técnico?

Segundo o governo federal, essa iniciativa é uma junção do Fies com o Pronatec que tem o objetivo de melhorar a qualificação técnica e profissional dos brasileiros, promovendo a expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. Como se não bastasse, o Fies Técnico visa ampliar as oportunidades educacionais para trabalhadores e estudantes, por meio da educação continuada.

Como serão realizadas as inscrições para o Fies Técnico?

Ao que tudo indica, o processo de inscrição será parecido com as inscrições do Fies tradicional, no entanto, elas ainda não foram abertas. Assim que for iniciado o período de candidatura, o processo, os prazos e maiores informações acerca da inscrição serão divulgados. Diante disso, é importante ficar de olho para não perder a chance de se inscrever no programa.

Quais escolas técnicas participarão do programa?

Várias escolas privadas poderão ofertar cursos no Fies Técnico, entretanto, de acordo com a lei, apenas os governos estaduais possuem autorização para reconhecer e credenciar essas escolas técnicas. Desse modo, participarão do programa Fies Técnico somente as escolas que forem devidamente certificadas pelo governo do estado onde elas estão situadas. Além disso, elas precisam estar inscritas no Sistec – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica.

Quando o programa vai começar?

O Fies Técnico ainda não foi regulamentado e não há previsão para a abertura das inscrições. De qualquer forma, é preciso que os interessados em participar do programa fiquem atentos às comunicações oficiais para não perderem essa oportunidade.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Fies Técnico? Vai se inscrever no programa quando ele for regulamentado? Ficou com alguma dúvida sobre a proposta? Compartilhe suas opiniões e dúvidas conosco através do comentário.

Para saber mais sobre o Fies Técnico e acompanhar todas as novidades do programa, fique de olho aqui no Enem Virtual. Bons estudos e até a próxima!