Como não zerar na redação do Enem

Enem — Escrito por

Em 2014, mais de 529 mil candidatos zeraram na redação do Enem. Fugir do tema, copiar textos da prova, escrever menos de 7 linhas e não respeitar a estrutura solicitada foram os principais motivos para o zero, segundo o MEC.

Para ajudar você a tirar uma nota boa e evitar o zero na redação do Enem, preparamos 8 dicas infalíveis. Confira!

Dica 1: Siga o tema proposto

A primeira dica para quem não quer zerar na redação do Enem é seguir o tema proposto. A cada ano, a redação do Enem tem um tema diferente, normalmente ligado a questões sociais e da atualidade brasileira ou mundial.

O assunto que você deve abordar na sua redação do Enem só é divulgado na hora da prova e, para ajudar os candidatos a compreenderem melhor o tema, a prova de redação começa com alguns “textos motivadores”. São trechos de jornais, livros ou revistas, desenhos, peças publicitárias ou de humor que apresentam alguns aspectos daquele tema.

Leia com muita atenção esse material introdutório, com o cuidado de não copiá-lo na sua redação. Ele está ali somente para inspirar sua redação e fazer você refletir sobre o assunto a ser desenvolvido.

Dica 2: Faça o tipo certo de redação

A redação do Enem deve obedecer o tipo: “dissertativo-argumentativo”. Provavelmente você fará esse tipo de redação durante o ensino médio, e deve saber que ele segue uma estrutura definida: tese, argumento e proposta de intervenção.

Estude e pratique esse tipo de redação e, na hora da prova, não desvie dessa estrutura.

Dica 3: Fique de olho na quantidade de linhas

Redações com 7 linhas ou menos são desconsideradas e recebem nota zero automaticamente. O ideal é que você fique perto do máximo de linhas, 30. Vale lembrar que o título da redação é opcional e conta como linha escrita. Não copie trechos dos textos motivadores, pois eles não são considerados na contagem de linhas da redação.

Dica 4:  Não anule a sua redação

Algumas atitudes, como desenhar na folha de redação, escrever xingamentos ou incluir um texto que não tenha nada a ver com o tema são considerados “formas propositais de anulação” pelos corretores da redação.

Dica 5: Respeite os direitos humanos

Um dos requisitos da redação do Enem é respeitar os direitos humanos. Evite qualquer tipo de frase que vá contra essa orientação, tais como: mensagens de ódio, preconceito, racismo e outras formas de desrespeito aos direitos humanos.

Dica 6:  Passe a redação a limpo na folha apropriada

Você terá uma hora a mais para fazer sua prova no dia da redação. Esse tempo serve para fazer o texto na folha de rascunho e passar a limpo para a folha de redação. Capriche na letra, evite rasuras e reserve um tempo para copiar sua redação com calma no espaço apropriado.

Dica 7: Demonstre que tem as competências avaliadas

O Guia de Redação do Enem, elaborado todo ano pelo MEC, explica detalhadamente como a sua redação será avaliada e quais são os critérios de correção.

Os corretores avaliam cinco competências e cada uma delas vale de 0 a 200 pontos. São elas:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Procure escrever sua redação usando vocabulário variado, siga o tema e o tipo de redação solicitados, organize suas ideias de forma coerente e saiba argumentar corretamente. Com isso, suas chances de tirar uma boa nota na redação do Enem aumentarão!

Dica 8: Pratique muito

Aproveite enquanto ainda está no ensino médio ou no cursinho para fazer todas as atividades pedidas nas aulas de Língua Portuguesa e Redação. Se possível, pegue as provas do Enem de anos anteriores e tente elaborar um texto dentro do tema proposto, pedindo para o professor corrigir em seguida.

A redação do Enem, além de ser importante para você conseguir uma boa pontuação e conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular pelo ProUni, uma vaga em universidade pública pelo Sisu, ou financiamento estudantil pelo FIES, é o primeiro critério usado para desempatar candidatos em processos seletivos que usam a nota do Enem.

Gostou das dicas para não zerar na redação do Enem? Conte para a gente nos comentários!

Tags: , , ,

Comente