Como obter o certificado do ensino médio através do Enem

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do País. Criado inicialmente para avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem está cada vez mais importante e pode ser usado para conseguir bolsas de estudo em faculdades particulares, entrar em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular, conseguir financiamento estudantil e até obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Saiba o que você precisa fazer para conseguir o diploma do ensino médio usando o Enem!

Como conseguir o certificado do ensino médio usando o Enem

Se você está matriculado em uma escola regular do ensino médio, seja ela pública ou privada, não precisa pedir o certificado do ensino médio pelo Enem. Isso porque, se você passar de ano, a escola vai emitir o certificado de conclusão automaticamente.

Porém, se você não está matriculado em uma escola regular ou parou de estudar há algum tempo, basta participar do Enem e, se atingir a nota necessária, conseguirá o diploma de conclusão do ensino médio. Veja como fazer:

  1. Inicie a sua inscrição para o Enem no site oficial do Exame. A prova é anual e as inscrições normalmente abrem em maio.
  2. Preencha todas as informações solicitadas.
  3. Marque a opção de “receber certificação do ensino médio”.
  4. Escolha uma “Instituição Certificadora”. É essa instituição que vai emitir seu certificado e você precisa selecionar uma que esteja próxima de você, pois é necessário ir até lá pessoalmente para buscar o certificado. A lista de instituições que podem emitir o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem está na página de inscrições do exame na internet e também no edital do Enem.
  5. Conclua sua inscrição e pague a taxa correspondente no prazo determinado.
  6. Estude para a prova, pois você vai precisar atingir uma nota mínima para conseguir o certificado.
  7. Faça a prova do Enem, preencha corretamente o cartão-resposta e capriche na redação. Não esqueça de passar o texto a limpo na folha de redação.
  8. Aguarde o resultado do Enem e, se tiver atingido a nota mínima, procure a Instituição Certificadora que você selecionou no momento da inscrição para buscar seu diploma, levando os documentos solicitados.

Requisitos para conseguir o diploma do ensino médio pelo Enem

Para conseguir o diploma do ensino médio utilizando o Enem, o candidato precisa cumprir todos os requisitos a seguir:

  • Ter no mínimo 18 anos completos até a data da primeira prova do Enem;
  • Indicar a intenção de usar o resultado do Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio, marcando a opção correspondente no ato da inscrição para o Enem e selecionando uma “Instituição Certificadora”.
  • Ter ensino fundamental (primeiro grau) completo;
  • Obter pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas no Enem;
  • Obter pelo menos 500 pontos na redação do Enem.

O que acontece se o candidato não atingir a nota mínima no Enem

Os candidatos que quiserem obter o diploma do ensino médio pelo Enem precisam cumprir todos os requisitos. Ou seja, se preencher todos critérios, mas não conseguir o desempenho necessário em alguma das provas ou da redação, não receberá o diploma do ensino médio.

Se você pedir para receber o certificado do ensino médio pelo Enem e não alcançar uma das notas (450 pontos em cada uma das provas objetivas e nota 500 na redação), pode usar o resultado para eliminar disciplinas em cursos supletivos ou obter um certificado de “proficiência parcial”, emitido pela Instituição Certificadora.

Validade do certificado do ensino médio obtido pelo Enem

O certificado do ensino médio obtido através do Enem vale tanto quanto o certificado emitido por uma escola regular. Ele também é reconhecido pelo MEC e vale em todo o território nacional.

Com o certificado do ensino médio conseguido pelo desempenho no Enem, você pode:

  • entrar na universidade
  • prestar concurso público que exige o ensino médio completo
  • fazer um curso técnico
  • comprovar a escolaridade em processos seletivos de empresas para vagas que exigem ensino médio completo

Quem consegue o certificado pelo Enem pode também participar de vários programas de incentivo ao estudo e acesso ao ensino superior e técnico. Conheça os principais:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): exige 450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação do Enem do ano imediatamente anterior para concorrer a bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas. As inscrições acontecem duas vezes por ano e são feitas no portal oficial do ProUni.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): exige 450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação. Podem ser usadas as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010. O FIES ajuda a pagar a faculdade particular e o estudante só começa a pagar a dívida depois de formado. As inscrições são feitas no site do FIES.
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): seleciona candidatos a vagas em universidades públicas a partir da nota do Enem. Para participar, é preciso ter feito o Enem no ano anterior e ter conseguido nota maior do que zero na redação. As inscrições abrem duas vezes por ano e são feitas pelo site oficial do Sisu.

Veja também:

Descubra que nota você precisa ter pra passar no Enem

Vai tentar o certificado do ensino médio pelo Enem? Conte para a gente nos comentários!

Comente