Como Organizar Idéias para a Prova de Redação

Não é possível formar uma roda na sala de aula para um debate sem ser organizado, muito menos escrever uma redação. Para escrever uma redação, a organização, mais do que lhe ajudar a construir e encaixar idéias e pensamentos, vai lhe poupar um bom tempo.

Tendo conhecimento do tema da redação, é hora de colocar o cérebro para funcionar. No caso de uma dissertação, você precisa separar suas idéias e organizá-las, de modo que esteja preparado para iniciar a redação, já tendo em mente o modo como esta será desenvolvida.

Não apenas comece a escrever esperando que a sorte esteja ao seu lado e idéias maravilhosas brotem em sua cabeça enquanto escreve cada linha. Já tenha em mente a base da introdução, desenvolvimento e conclusão de sua redação antes de começá-la.

Geralmente as redações do vestibular não possuem um tema simples, especifico e direto como àquelas que você fazia no primário sobre suas férias, ou até algumas atuais como 11 de setembro, entre outros. Os temas de redação dos melhores vestibulares são mais elaborados, e tem como objetivo fazer que o vestibulando reflita sobre o tema, entenda o que está sendo pedido, organize pensamentos, pondere sobre como desenvolvê-la e assim construa um bom texto.

Como Organizar suas Idéias para Escrever uma Redação

  1. Leia a questão e o tema da redação
  2. Crie uma lista com 10 palavras relacionadas ao tema
  3. Liste 7 pontos principais que podem ser abordados sobre o tema
  4. Separe 3 pontos principais dos 7 selecionados anteriormente
  5. Organize a forma em que você irá estes pontos no texto. Ex: O ponto número 1 é mais adequado à introdução ou ao desenvolvimento.
  6. Desenvolva suas idéias sobre os pontos selecionados.
  7. Inicie sua redação procurando se manter focado apenas nos pontos que você irá abordar sobre o tema

Boa Redação