Como participar do Sisu

Sisu — Escrito por

Desenvolvido pelo Ministério da Educação, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) possibilita um acesso mais amplo às vagas nas universidades públicas. Para participar do processo seletivo, o aluno tem que ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira como participar do Sisu:

Como participar do Sisu

Os alunos interessados em concorrer a uma vaga na universidade pelo Sisu precisam entrar no site do programa com o login e a senha recebidos no ato da inscrição do Enem, que engloba o pré-requisito para a participação.

Assim que os dados forem preenchidos será aberta uma outra página para confirmação de informações. Confira todas elas antes de dar continuidade ao processo. Vale ressaltar que é exigido ao candidato nota superior a 100 na redação do Exame.

Depois dessa primeira etapa é hora de procurar o curso e a universidade desejada. É possível nesse momento conferir a quantidade de vagas e nota de corte de cada um dos cursos. O candidato pode escolher até 2 opções para concorrer.

Depois de escolher os cursos você terá diferentes modalidades à disposição para concorrer. Pode optar pelas vagas gerais ou às que são reservadas pelo sistema de cotas sociais e raciais. Em 2014, de acordo com a lei de cotas instituída, pelo menos 25% das vagas em universidades públicas devem ser destinadas aos estudantes vindos da escola pública. Dessas vagas, metade ainda será destinada aos alunos que tenham renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. A outra metade fica para estudantes negros, indígenas e pardos.

Classificação e notas de corte

Depois de efetuar a inscrição você perceberá que suas possibilidades de inserção na faculdade, que é definida pela nota de corte, podem sofrer alterações no decorrer dos dias. Isso se deve ao fato de elas serem calculadas de acordo com o número de vagas disponíveis versus o total de concorrentes inscritos no curso pleiteado.

Caso você julgue que com a nota atual suas possibilidades em concorrer à vaga são poucas, é possível mudar suas opções. No entanto, é sempre estabelecido um prazo limite para esta ação.

O aluno que for aprovado na 1ª chamada no curso de 1ª opção é imediatamente excluído do Sisu, mesmo sem ter realizado a matrícula. Por isso, é importante estar certo do curso pretendido. Já os que não são aprovados para nenhuma das duas opções podem entrar na lista de espera.

Como participar da lista de espera

A lista de espera serve para preencher as vagas que não foram ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu. Participam dela os alunos que não foram selecionados para nenhuma de suas opções. A participação, no entanto, só pode ser feita na primeira opção da vaga escolhida. As chamadas da lista de espera são de responsabilidade das universidades que participam do Sisu. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em 2014, 61 instituições estão no programa.

Sisu e Prouni

Tanto o Sisu como o Prouni dão acesso às vagas nas melhores universidades do Brasil. No entanto, são distintos. O primeiro é um sistema informatizado do MEC no qual as universidades públicas participantes selecionam alunos pela nota no Enem. Já o Prouni disponibiliza bolsas de estudos, parciais ou integrais, em universidades privadas, em cursos de graduação e sequenciais.

 

Agora que você já conhece como participar do Sisu, fique atento às datas de inscrição do programa, bem como as do Enem, já que é a prova que seleciona os participantes. Dedique-se e, certamente, você conseguirá uma das tão sonhadas vagas, nas melhores universidades do país!

Tags: , , , ,

Comente