Entrar em uma boa faculdade não é privilégio apenas daqueles que estudaram em boas escolas e sempre obtiveram boas notas, nem de estudantes que passaram o ano inteiro em um cursinho estudando mais de 10 horas por dia. Embora estes estudantes tenham uma vantagem competitiva na hora do vestibular, hoje é possível para qualquer pessoa sem uma vida escolar exemplar e sem ter feito um cursinho pré vestibular.

Cada vez mais, estudantes que terminaram o ensino médio há bastante tempo ou que ingressaram cedo no mercado de trabalho estão buscando alcançar boas posições no mercado de trabalho e fazem isso através do ingresso no ensino superior. Sem um contato recente com as matérias do ensino médio e na maioria das vezes sem tempo para poder estudar em um cursinho pré vestibular em tempo integral, estes estudantes precisam optar por faculdades em que a competição é menor ou ainda arrumar uma maneira de como passar no vestibular sem cursinho.

De fato não só é possível ser aprovado no vestibular de uma faculdade concorrida sem cursinho, como tem aumentado anualmente o número de vestibulandos que venceram esta barreira e hoje desfrutam os benefícios de um ensino superior de qualidade.

Mas como isto é feito? O Enem Virtual criou um guia completo para você que quer ser aprovado em uma boa universidade, mas não tem tempo ou condições de estudar em um cursinho pré vestibular.

Como Passar no Vestibular sem Cursinho

Use a Internet

Hoje a internet é a ferramenta mais usada pelos vestibulandos aprovados nas melhores universidades. A cada ano mais estudantes são aprovados nos mais concorridos vestibulares estudando exclusivamente pela internet. O material disponível online como textos, resumos, vídeos e aulas online são suficientes para ajudá-lo a garantir uma vaga na tão sonhada faculdade, e melhor, sem cursinho.

Defina suas prioridades

Já dizia Platão que “um homem não pode exercer muitas atividades com sucesso”. Em ano de vestibular não é possível ter muitas prioridades além dos estudos, desta forma não tente passar num concorrido vestibular, mudar de faixa no judô, aprender a dirigir e viajar para vários lugares ao mesmo tempo. É importante definir os estudos como sua prioridade para este ano e diminuir o tempo gasto em outras atividas ou até adiá-las. Após passar na universidade dos seus sonhos você terá bastante tempo para outras atividades.

Roteiro de Estudos

Não é por que você não está fazendo cursinho que você não precisa seguir uma disciplina de estudos diária. Organize entre 4 e 6 matérias a serem estudadas por dia. Defina um tempo que você vai dedicar a estas matérias. Você pode aumentar um pouco o tempo de estudo em uma matéria que você julga que necessita de mais dedicação e diminuir em pouco em outras, mas nunca deixe que o tempo estudado em uma matéria exceda ou seja menor que 50% do padrão estipulado. Por exemplo, se você tem mais dificuldade em física e facilidade em biologia e tiver definido 1 hora de estudos para cada matéria, não estude nenhuma matéria mais que 1 hora e meia nem menos que 30 minutos.

Exercícios

“A prática é o melhor dos instrutores” Publilius Syrus

O vestibular é um teste e serão aprovados somente aqueles que estiverem preparados para ele. Por mais que você passe horas estudando será resolvendo exercícios e respondendo questões que sua vaga na faculdade será garantida. Separe pelo menos 40% do seu tempo de estudo para a resolução de exercícios. Comece resolvendo exercícios previamente corrigidos para caso tenha dúvidas você possa acompanhar a resolução, depois passe para exercícios em que você não poderá verificar toda resolução, mas apenas a resposta. Não perca todo seu tempo de estudos em apenas um exercício, por mais difícil e desafiador que ele seja. Se estiver com dúvidas em relação a um exercício procure ajuda, muitas vezes o instrutor poderá lhe dar uma nova perspectiva sobre um determinado exercício que irá lhe ajudar na resolução de muitos outros semelhantes. Realize também muitos simulados, pelo menos um por mês. Eles irão lhe ajudar a se preparar para a dinâmica da prova.

Evite estudar em casa

Sua casa pode ser seu pior inimigo na época do vestibular, principalmente se você fizer uso da internet para seus estudos. O maior motivo para isso é ob fato de que seu cérebro associa sua casa como lugar de descanso e relaxamento. Desta forma assim que você colocar os livros a mesa e ligar o computador seu cérebro naturalmente vai lhe incentivar a realizar tarefas comuns ao ambiente doméstico. Se por exemplo você usa a internet para jogar e acessar o Facebook, assim que um problema ou uma dúvida sugir durante seus estudos isso irá lhe causar ansiedade e ao invés de lidar com esta ansiedade o cérebro tende a buscar a solução mais fácil para este problema que é descansar. Não são incomuns os casos de estudantes que separam o dia inteiro para ficar em casa estudando e acabam estudando apenas 10% do tempo proposto.

Procure lugares públicos sem muito barulho ou distrações para seus estudos. A cada 1 hora de estudos separe de 5 a 10 minutos de descanso em que você vai andar (para melhorar a circulação) se alongar (para aliviar a tensão) e exercer alguma atividade relaxante para descansar o cérebro e voltar pronto para mais uma hora de estudos.

Constância

Nos primeiros meses de estudos pode parecer que você não está atingindo os resultados desejados. Não desanime. A persistência é o que gera resultados. Muitos estudantes aprovados nos vestibulares mais disputados tinham um baixo conhecimento do material estudado no início do período de estudos, mas com o tempo, persistência, dedicação e principalmente não desistindo durante o todo processo que eles conseguiram atingir os melhores resultados. Seja constante em seus estudos e não desista, em pouco tempo você verá o quão preparado você se tornou.

Seguindo estas dicas certamente você terá um excelente desempenho no vestibular e será aprovado em uma boa universidade.

Bons Estudos.

por: Noah Armstrong
Enem Virtual – Todos os direitos reservados