Veja como pedir isenção do Enem 2020: quais os critérios, quando saem os resultados e o que fazer com a nota da sua prova!

O que é a isenção de inscrição para o Enem

Chegou a hora de você prestar o Enem, e quer saber mais informações sobre como pedir a isenção da taxa de inscrição? Então fique ligado nas informações a seguir e não perca o prazo para a solicitação!

Todo ano o Enem publica em seu edital as condições para que o aluno possa solicitar a isenção da taxa de inscrição, que, em 2019, foi de R$ 85,00. O edital de 2020 ainda não foi publicado, mas você já pode começar a se preparar para quando sair a data. 

Como posso pedir a isenção do Enem 2020?

Confira agora o passo a passo para a solicitação:

  • Seu pedido de isenção deve ser apresentado antes do prazo para as inscrições.
  • Assim que for publicado o edital, acesse sua página do Enem e insira suas informações pessoais, como data de nascimento e CPF.
  • Preencha os dados solicitados no questionário sobre sua situação socioeconômica, como renda familiar e onde você realizou seu ensino médio.
  • Preencha os dados solicitados que são relativos à sua família, como os dados de sua mãe.
  • Já comece a se preparar e junte toda a documentação necessária para comprovar o que você declarou.

E lembre-se bem do seguinte: você ainda não estará inscrito no Enem só porque sua isenção foi aceita. É preciso que você faça sua inscrição e, ao fazê-la, informe que tem a isenção, para que seja dispensado de pagar a taxa. 

Assim que publicado, leia com atenção o edital 2020 para ver o prazo de inscrição e acompanhe todas as etapas para não perder seus prazos. 

Quem não precisa pagar a inscrição do Enem

Se estiver nos seus planos fazer o pedido de isenção do Enem, você deverá ficar atento às informações abaixo. Confira se você se encaixa no perfil do aluno que pode solicitar a isenção, a partir dos seguintes critérios: 

  • Estar no último ano do ensino médio numa escola pública.
  • Ter estudado em todo o ensino médio numa escola pública ou com bolsa integral numa escola da rede privada, com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Comprovar situação socioeconômica de baixa renda e ter o NIS, Número de Identificação Social, por sua família estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, tendo renda familiar por pessoa no valor de até meio salário mínimo ou renda familiar, por mês, no valor de até três salários mínimos.

Quando sai o resultado do pedido de isenção

A data para ver se o pedido de isenção foi aceito virá no edital 2020, que ainda não tem data para ser publicado. Muita atenção também porque, se você não comparecer no dia da prova, terá que justificar sua ausência. 

Se você não justificar e comprovar o motivo da ausência perderá o direito à isenção daí para a frente. Você deve se justificar inserindo no sistema um atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência. 

Qual a data da prova do Enem 2020

Você já viu a importância de acompanhar a publicação e de ler atentamente o edital, por isso, prepare-se para o exame seguindo todas as informações para não se prejudicar com prazos ou documentação. 

Mesmo que ainda não haja data confirmada para o Enem 2020, você pode se basear nas datas de 2019, ano em que as provas aconteceram nos dias 3 e 10 de novembro.

Nos últimos anos, as datas e os prazos têm sido parecidos. Por isto, você pode esperar as provas para o início de novembro de 2020. 

Onde estudar com as notas do Enem

Agora que você já está por dentro de todas as informações para pedir a isenção da taxa da prova, é hora de se preparar para mudar sua vida em 2020, fazendo o tão sonhado curso superior.

Por isso, selecionamos para você algumas universidades e faculdades que aceitam a nota do Enem para ingresso direto em seus cursos e que, além disso, oferecem parcerias, bolsas e descontos para os alunos que se saíram bem no Enem.

Algumas dessas instituições também oferecem descontos de até 100% no valor da mensalidade, de acordo com a nota do estudante no Enem.

Animado para o que vem pela frente no novo ano? Conte nos comentários quais os seus planos para o curso superior em 2020!

Veja também: 

Como saber se fui aceito na lista de espera do ProUni?

Descubra qual é a nota de corte do Enem 2019