Como saber a nota do Enem 2019? Confira nosso guia de informações

Enem — Escrito por

Com o Enem a gente tem que ter paciência. Para estudar. Para aguardar ansiosamente cada nova etapa do processo. Para não surtar com tanta informação.

E para saber a nota, também.

Na edição de 2019, as provas foram marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.

Mas o resultado, com a nota que os participantes tiraram em cada uma das cinco provas, só sai em 2020.

Descubra aqui quando, onde e como consultar a sua. Conheça também tudo o que você vai poder fazer com o desempenho obtido no Enem 2019 e ótimas faculdades onde estudar!

Quando sai a nota do Enem 2019

A nota do Enem 2019 só sai em janeiro de 2020. O MEC deve divulgar a data exata alguns dias antes.

Onde sai a nota do Enem 2019

Se você estava com receio de ter sua nota do Enem 2019 na internet, disponível para todo mundo ver, pode soltar um suspiro de alívio.

Na verdade, a nota sai, sim, na internet. Mas só você pode acessá-la.

Como saber a nota do Enem 2019

É fácil saber sua nota do Enem 2019.

Assim que o MEC liberar os resultados (a partir de janeiro de 2020), acesse a página do participante do Enem usando seu CPF e senha.

Caso não lembre mais da senha, você poderá recuperá-la facilmente. Basta clicar no “esqueci minha senha” e seguir as instruções que vão aparecer.

O que fazer com a nota do Enem 2019

Com a nota do Enem 2019 você vai poder participar de uma série de processos seletivos para entrar na faculdade, conseguir bolsas e financiamento facilitado.

São opções bem variadas, cada uma atende a uma necessidade diferente. Por isso, é super importante você entender muito bem todas as regras, requisitos e benefícios.

A gente ajuda a destrinchar todas essas informações. Acompanhe!

Nota do Enem 2019 para entrar em universidade pública

Se você tem planos de entrar na universidade pública em 2020, saiba que pode usar sua nota do Enem 2019 para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Sisu distribui vagas em mais de cem instituições públicas de ensino superior, entre universidades e institutos federais de educação (IFs). Para participar da concorrência, basta não ter zerado na redação. Quanto maior sua nota do Enem, maiores as chances de passar.

As inscrições da primeira edição do Sisu 2020 devem abrir logo após a divulgação do resultado do Enem. No meio do ano tem outra edição, com menos vagas disponíveis.

Nota do Enem 2019 para entrar em universidade particular sem vestibular

Se o seu plano é entrar numa faculdade privada em 2020, pode comemorar. Dá pra usar a sua nota do Enem para substituir as provas do vestibular, uma modalidade de acesso automático que vale para cursos presenciais e a distância.

O processo, as datas e os requisitos variam de faculdade para faculdade. No final deste texto a gente vai dar umas sugestões para você conhecer.

Nota do Enem 2019 para concorrer a uma bolsa de estudos

Quem sonha com uma bolsa de estudos pode usar a nota do Enem para conquistar esse benefício.

O mais conhecido é o ProUni, um processo seletivo de âmbito nacional que distribui bolsas de 100% e 50% da mensalidade. O ProUni vale para cursos presenciais e EAD de faculdades bem avaliadas pelo MEC.

Serão duas seleções em 2010.

Para participar de qualquer uma delas é preciso ter feito o Enem 2019, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O candidato não pode ter diploma de nível superior e deve se enquadrar em determinado perfil de formação escolar e renda familiar.

Outra opção são as bolsas distribuídas pelas próprias faculdades. Normalmente elas têm o nome de Bolsa Enem ou Bolsa por Desempenho no Enem. Aqui, dá para conseguir até 100% de desconto na mensalidade durante todo o curso, dependendo da sua pontuação. Já pensou que maravilha?

Nota do Enem 2019 para tentar financiamento a juros baixos

Por fim, a sua nota do Enem 2019 pode ajudar a conseguir o FIES, um financiamento a juros baixos patrocinado pelo governo federal.

Para concorrer ao benefício é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota acima de zero na redação, e se enquadrar no perfil de renda solicitado.

O FIES acontece duas vezes por ano, normalmente após sair o resultado do ProUni, e vale apenas para cursos presenciais.

Onde estudar com a nota do Enem 2019

A gente separou para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que participam do ProUni e/ou FIES, aceitam o Enem como forma de ingresso direto e ainda por cima têm seus próprios programas de bolsas, descontos e parcelamento.

Você pode começar sua pesquisa agora mesmo:

Veja também:

Saiba como ver o gabarito do Enem 2019

E aí, já sabe como vai usar a sua nota do Enem 2019? Conte para a gente nos comentários!

Comente