O primeiro passo em busca do certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio foi dado. Depois que você realizou a inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o Ministério da Educação (MEC) irá utilizar seus dados para designar o local de prova.

Assim que for divulgado, basta alguns cliques para descobrir onde você fará o exame. E, com esse texto, você vai saber o que fazer para saber o local de prova do Encceja 2020.

Além disso, você vai ficar por dentro de outras informações importantes para se preparar melhor para realizar o exame e o que fazer quando for aprovado no fim do ano.

Como saber o local da prova do Encceja 2020?

Usando como base as informações de cada candidato disponibilizadas durante primeiro cadastro e inscrição no Encceja, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pela aplicação do Encceja, seleciona os locais de prova de cada candidato.

Os lugares onde os jovens e adultos realizarão a prova serão decididos depois da inscrição, apenas algumas semanas antes da aplicação do exame. O local será divulgado junto com o cartão de confirmação do Encceja 2020.

Nele, é simples consultar onde você deverá ir no dia da prova e outros dados do cadastro e informações importantes, como seu nome, número de inscrição, data e horário do exame.

Veja o passo a passo para acessar o cartão de confirmação e descobrir o seu local de prova do Encceja 2020:

  • Primeiro, é preciso acessar a Página do Participante do site do Encceja;
  • Para realizar o login na Página do Participante, basta preencher as informações solicitadas:
  1. O número do seu CPF;
  2. A senha cadastrada no momento em que realizou sua inscrição.
  • Responder ao desafio obrigatório com a imagem correta solicitada;
  • Depois, basta clicar em “Enviar” e aguardar para ser direcionado à página.

Caso você tenha esquecido a sua senha de cadastro, basta digitar seu CPF, responder ao desafio e clicar em “Esqueci minha senha” para iniciar o processo de recuperação do acesso.

Como é a prova do Encceja?

Mais um passo foi dado e agora você já sabe onde fará o Encceja 2020! A ansiedade é grande, então chegou a hora de você ficar por dentro de como é a prova do Encceja para se preparar para a aprovação.

A prova do Encceja é realizada em um único dia, mas é dividida em dois períodos: matutino e vespertino. A primeira parte do exame é feita de manhã, com horário de prova das 9h às 13h. Depois, no período da tarde, os candidatos fazem a segunda parte, no horário entre 15h30 e 20h30.

Mas fique atento! Os portões dos colégios fecham 15 minutos antes do início dos exames de cada período, portanto chegue com antecedência ao local onde fará a prova.

O Encceja é aplicado de duas formas: a prova com o conteúdo do ensino fundamental; e a prova com as disciplinas do ensino médio.

A prova do Ensino Fundamental terá 4 cadernos de prova de cada disciplina, cada um com 30 questões (um total de 120 questões de múltipla escolha) e uma redação. Veja quais são as matérias e como ela é dividida:

  • Manhã:
    • Prova I: Ciências Naturais
    • Prova II: Matemática
  • Tarde:
    • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Redação
    • Prova IV: História e Geografia

A prova para os que buscam a certificação do ensino médio também é composta por quatro cadernos de prova, cada um com 30 questões (total de 120 questões objetivas) e uma redação. Veja como ela é aplicada:

  • Manhã:
    • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química)
    • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Tarde:
    • Prova III: Linguagem e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física) e Redação
    • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, FIlosofia e Sociologia)

Atenção! É importante planejar o seu horário de almoço, uma vez que você terá um tempo entre as provas do período da manhã e as da tarde. Mas é preciso tomar cuidado para não se atrasar e perder a hora para continuar a fazer o exame.

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

Para ser aprovado no Encceja, o estudante precisa ter alcançado uma pontuação mínima. Segundo alguns levantamentos, é necessário acertar pelo menos ⅓ das questões de cada prova, além de uma nota mínima na redação.

Veja o que isso representa:

  • Mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento (em uma escala que varia entre 60 e 180 pontos);
  • Mínimo de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Os candidatos que não alcançaram a nota suficiente para aprovação em todas as áreas do conhecimento recebem o certificado parcial das provas em que tiveram nota suficiente para passar. Com isso podem refazer apenas as provas em que foi reprovado no próximo ano de Encceja.

Como entrar na faculdade depois do Encceja?

Agora é o momento do último passo! Depois de ser aprovado no Encceja, é hora de pensar no futuro e dar sequência à sua formação.

Depois de conseguir o certificado do ensino médio pelo exame, os estudantes já podem prestar os vestibulares e se matricular em uma faculdade e começar uma graduação.

Se você já sabe qual o curso que deseja fazer, é importante escolher com calma onde estudar. Para emitir diplomas de ensino superior, uma faculdade precisa ser credenciada pelo MEC. Para te ajudar, separamos cinco universidades registradas e bem avaliadas.

Essas instituições oferecem bolsas de estudo para que a mensalidade seja mais acessível para os estudantes, além de programas de financiamento e descontos.

Veja também:

Descubra onde achar o material de estudos para o Encceja

Descubra como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Está por dentro de tudo sobre o Encceja e já sabe que curso quer fazer depois de aprovado? Compartilhe os seus planos nos comentários abaixo!