Entenda como saber onde você vai fazer a prova do Enem 2019

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece anualmente há cerca de 20 anos e, atualmente, é a principal porta de entrada para o ingresso nas universidades públicas e em algumas particulares.

Assim, o Enem mobiliza milhões de estudantes brasileiros todos os anos, que sonham em conseguir um diploma do ensino superior. Uma das principais preocupações dos candidatos é saber com antecedência o local onde as provas serão aplicadas, para que não haja nenhum imprevisto.

Se você se pergunta “como saber onde vou fazer a prova do Enem 2019?”, não se preocupe: neste artigo vamos mostrar o que você deve fazer para descobrir o local onde vai prestar o exame, quando essa informação será divulgada e ainda uma relação de faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Confira!

A prova do Enem 2019

Para muitas pessoas, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Atualmente, os exames acontecem em dois domingos consecutivos e funcionam da seguinte maneira:

No primeiro domingo são aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas, totalizando 90 questões. A redação também é exigida na primeira etapa.

No segundo domingo são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e de Matemática e suas Tecnologias também em um total de 90 questões.

Assim, a prova do Enem 2019 será formada por 180 questões objetivas e uma redação dissertativa, cujo tema é surpresa.

Como saber onde vou fazer a prova do Enem 2019?

A prova do Enem 2019 será aplicada em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Para ver a lista completa de municípios, é necessário acessar o Edital do Enem 2019 no site do exame. O próprio candidato escolhe a cidade onde realizará a prova.

Para facilitar, veja um passo a passo de como fazer:

  • No ato da inscrição para o Enem 2019, o candidato deverá escolher a cidade onde deseja realizar o exame ao preencher seus dados.
  • Após finalizar a inscrição, ele deve criar uma senha. Em seguida, o sistema vai gerar, automaticamente, um número de inscrição. Guarde este número.
  • O número de inscrição e a senha serão a chave para que o candidato possa acompanhar o andamento da sua inscrição no site do Enem.
  • Com o mesmo número de inscrição e a mesma senha, ele deverá acessar e imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição, que estará disponível a partir de outubro de 2019.
  • No Cartão de Confirmação de Inscrição constará o endereço exato do local onde o candidato vai realizar a prova.

É possível alterar o município escolhido enquanto as inscrições para o Enem estiverem abertas. Depois de encerradas, não há mais a possibilidade de fazer mudanças.

Ou seja, após realizar sua inscrição, você deve aguardar até o mês de outubro, época em que o Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível no site, informando o local da prova.

Como é escolhido o local de prova do Enem 2019?

As provas do Enem costumam ser aplicadas em escolas da rede pública, tanto municipais, quanto estaduais e federais. 

O local de prova do Enem 2019 será escolhido de acordo com o interesse da instituição de participar da aplicação do exame. O Inep, instituto responsável pelas provas do Enem, seleciona os candidatos para determinadas escolas de acordo com dois critérios:

  • Disponibilidade do local
  • Menor trajeto para o participante

Assim, é importante que o candidato informe corretamente seu endereço e município, para que o local de prova do Enem 2019 seja o mais conveniente possível.

Quando devo checar o local de prova do Enem 2019?

Os candidatos saberão onde fazer a prova do Enem 2019 cerca de um mês antes da primeira prova, quando é divulgado o Cartão de Confirmação de Inscrição.

Como dissemos, o Cartão de Confirmação do Enem 2019 ficará disponível no site do exame em outubro de 2019, em data ainda a ser definida.

Assim, é importante se manter atento: logo que o Cartão de Confirmação estiver disponível, o candidato poderá acessá-lo diretamente na Página do Participante, no site do Enem. É neste cartão que seu local de prova será informado.

Quais os dias e horários das provas do Enem 2019?

Agora que você já sabe quando deve ficar de olho para saber o local onde realizará o Enem 2019, vale a pena anotar também as datas do exame:

03 de novembro de 2019

  • Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

10 de novembro de 2019

  • Aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias,  Matemática e suas Tecnologias.

Igualmente importante é saber o horário em que as provas do Enem 2019 serão realizadas. Veja o cronograma:

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia

Faculdades que aceitam as notas do Enem

Além das universidades públicas, várias universidades particulares aceitam o Enem como forma de ingresso e algumas ainda oferecem bolsas e descontos para os alunos, de acordo com a pontuação obtida.

Preparamos para você uma lista com alguns exemplos de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem 2019:

Lembramos ainda que o Enem também é válido para tentar uma vaga em programas do governo, como o ProUni e o FIES. Esses programas concedem bolsas de estudo e financiamentos para estudantes de baixa renda. Entre em contato com a instituição desejada para saber mais sobre as possibilidades.

Veja também:

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Veja o calendário completo do ProUni e conheça as faculdades

Vai prestar o Enem 2019? Conta para a gente nos comentários a graduação que pretende cursar!

Comente