Descubra como saber qual faculdade aceita o Enem

Enem — Escrito por

Já faz um tempinho que o Enem virou sinônimo de um lugar ao sol no ensino superior.

Todo ano, milhões de brasileiros fazem o exame na esperança de alcançar uma boa nota e entrar na faculdade dos sonhos sem precisar fazer vestibular.

Mas será que todas elas permitem essa forma de ingresso? Como saber qual faculdade aceita o Enem?

Descubra tudo isso agora mesmo e ainda fique com uma lista de ótimas opções!

Como as faculdades usam o Enem para classificar novos alunos

Para tomar qualquer decisão relativa a como usar a nota do Enem é fundamental ter algumas informações básicas em mãos.

A mais importante delas é a lista de processos seletivos que usam a nota do Enem, seus requisitos de participação, funcionamento e notas de corte.

E é isso que vamos apresentar agora, com um resumo super fácil de entender.

Enem para entrar em universidade pública

Mais de cem universidades públicas brasileiras usam o Enem como forma de ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação.

O Sisu é totalmente automatizado. O candidato se inscreve pela internet, o sistema já “puxa” a pontuação dele no Enem mais recente e a partir daí vai preenchendo as vagas. O resultado sai em poucos dias e depois é só ficar de olho nos prazos de matrícula.

Esse sistema, embora simples, é o mais concorrido e difícil de passar. As notas de corte podem superar os 800 pontos, dependendo do curso, e raramente ficam abaixo dos 650 pontos.

No Sisu, as vagas são apenas para cursos presenciais. Pra saber quais faculdades participam do Sisu, acesse o site oficial do processo seletivo alguns dias antes de abrirem as inscrições.

Enem para conseguir bolsa de estudos

O Programa Universidade para Todos, ProUni, usa a nota do Enem para distribuir bolsas de estudos em faculdades privadas. Dependendo da renda familiar do candidato, as bolsas podem ser totais (o aluno não precisa pagar nada da mensalidade) ou parciais (o aluno só precisa pagar metade da mensalidade).

O ProUni acontece duas vezes ao ano e tem os seguintes requisitos: ter feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação; ter renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa; e estar dentro de um certo perfil de formação escolar (ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral).

O funcionamento do ProUni é bem parecido com o do Sisu. O candidato se inscreve pela internet e a classificação é automatizada.

A nota necessária para passar varia bastante. Vai de pouco mais de 450 pontos até mais de 700.

O ProUni pode ser usado para cursos presenciais e a distância.

Apenas faculdades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) podem oferecer bolsa do ProUni. A lista das participantes varia a cada semestre e pode ser consultada no site oficial durante o período de inscrições. Vamos facilitar a sua vida: ao final deste você vai encontrar algumas que sempre têm vaga no ProUni.

Além do ProUni, existe a possibilidade de tentar uma bolsa junto à própria faculdade. Sem burocracia. Aqui, as regras variam bastante: tem bolsa para quem se dá bem no vestibular e para quem apresenta alta pontuação no Enem, entre outras.

Enem para conseguir financiamento

Quem quiser financiar os estudos pode usar a nota do Enem pra conquistar um benefício bem interessante, o FIES.

Os requisitos para participar são: ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação; e se enquadrar no perfil de renda definido no edital do FIES daquele semestre (esse perfil pode mudar a cada edição do processo seletivo, por isso é bom ficar de olho).

O FIES também é automatizado. O candidato que cumprir os requisitos só precisa se inscrever pela internet, monitorar as notas de corte e aguardar o resultado.

E por falar em nota de corte, aqui elas dão uma trégua, ficando um pouco abaixo das do ProUni.

O FIES só financia cursos presenciais. A lista de faculdades participantes também fica disponível durante o período de inscrições.

Enem para entrar direto em faculdade particular

O chamado ingresso direto é a forma mais simples de entrar na faculdade particular.

Basta apresentar o boletim de desempenho e, caso tenha pontuação suficiente, fazer a matrícula.

Muitas faculdades aceitam o Enem para esse tipo de ingresso. E divulgam amplamente em seus materiais de publicidade. Para saber se a faculdade do seu interesse aceita o Enem, visite o site. Provavelmente essa informação estará em destaque.

Mas atenção: não escolha qualquer faculdade só porque ela aceita o Enem! Procure investir seu tempo e dinheiro em uma instituição de qualidade, que vai garantir um diploma aceito e valorizado no mercado.

Quer ajuda? Confira algumas opções a seguir!

Faculdades que aceitam a nota do Enem

A gente fez um apanhado de faculdades que aceitam a nota do Enem para os mais variados processos seletivos. E mais: elas ainda oferecem outras vantagens, como bolsas por desempenho, descontos e pagamento facilitado.

Todas elas são reconhecidas pelo MEC e seus cursos têm boa avaliação.

Dê uma olhada:

Veja também

Descubra como ver o resultado do Enem

Já encontrou uma faculdade onde usar sua nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente